Convênio para duplicação em concreto do Contorno Sul de Maringá será assinado nesta quarta; veja como ficará a obra de R$ 450 milhões
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o prefeito de Maringá, Silvio Barros, assinam nesta quarta-feira, 10, o convênio que permitirá a modernização do Contorno Sul de Maringá, que receberá investimento estadual de R$ 450 milhões. Os recursos serão repassados pela Secretaria da Infraestrutura e Logística.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O Contorno Sul (Avenida Prefeito Sincler Sambatti) é um eixo estratégico para o trânsito de cargas e para o deslocamento entre Maringá e cidades como Sarandi, Paiçandu e Marialva. O trecho registra congestionamentos diários, sobretudo na rotatória de acesso à BR-376, além de acidentes recorrentes envolvendo veículos pesados provenientes do distrito industrial e da região de Campo Mourão e Cianorte.

A assinatura do convênio está marcada para esta quarta-feira, 10,às 17h30, no Auditório da Prefeitura de Maringá.
Novo Contorno Sul de Maringá terá 17 viadutos e ponte
O projeto de duplicação do Contorno Sul foi doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e prevê a duplicação de 11,8 quilômetros entre os entroncamentos com a BR-376 e a PR-317, toda a extensão do contorno. Estão previstas 18 obras de arte especiais distribuídas em diferentes pontos, sendo 17 viadutos e uma ponte. A obra vai resolver um dos piores problemas de trânsito entre Sarandi e Maringá, que é a rotatória de entrada da cidade, que terá um viaduto duplo e quatro viadutos simples no entroncamento com a rodovia federal.
A duplicação utilizará a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é utilizado como base para a execução do concreto. Esse método, o qual o Paraná é pioneiro na implementação com mais de 500 quilômetros em rodovias estaduais, proporciona uma vida útil maior ao pavimento, de pelo menos 20 anos, o dobro em relação ao asfalto. Isso garante custos de manutenção menores; resistência maior à veículos pesados; mais segurança em frenagens, evitando derrapagens; e lida melhor com a drenagem de água da chuva.
Já as vias marginais, os acessos laterais e as alças de acesso serão realizados com pavimento flexível. O projeto contempla novos acessos à Avenida Pioneiro Maurício Mariani, à Avenida Carlos Correa Borges, à Avenida Joaquim Duarte Moleirinho, à Avenida Guedner, à Avenida Carmen Miranda e à Rua Mário José de F. Ferraz, melhorando a mobilidade local. Veja vídeo:
