O Maringá e Região Convention & Visitors Bureau foi homenageado na Câmara Municipal com o título de Mérito Comunitário e membros e ex-presidentes receberam o Brasão do município, comenda que a Câmara outorga a pessoas e instituições que se destacam no serviço prestado à comunidade.
A homenagem foi durante a sessão da Câmara desta quinta-feira, 29. Estiveram presentes representantes de diferentes áreas do trade turístico de Maringá e ex-presidentes do Convention, que trabalharam pelo setor ao longo desses 20 anos de história, como o promotor de eventos Takao Sato, Dirceu Gambini, Fernando Rezende, José Roberto Mattos, Alysson Thomasi, Maria Iraclézia de Araújo e o presidente atual, Michael Tamura. A instituição foi criada em 2003, quando representantes de várias instituições se reuniram na Associação Comercial para oficializar o nascimento da entidade não governamental e apartidária, que tem a missão de incentivar o turismo em Maringá, como destaca o atual presidente.
“Essa é uma data muito importante para todos nós, porque reconhece e sela esses 20 anos de trabalhos voluntários. A gente precisa se lembrar que foram centenas de voluntários que passaram pela entidade e fizeram sua doação para que a gente pudesse chegar até aqui, nesta data tão importante. E o Convention tem um papel relevante em nossa cidade, porque Maringá não é uma cidade que tem ativos turísticos naturais, como cataratas, praias, mas ela se faz turística pelas pessoas, pela comunidade, pelos grandes feitos que a cidade desenvolve, e isso contagia todo mundo”, disse.
A iniciativa da homenagem é do vereador Sidnei Telles (Avante), que destacou a importância da instituição.
“Foi uma homenagem belíssima. Maringá tem avançado muito e isso atrai os visitantes, a cada dia que passa Maringá realiza eventos melhores. E o Convention é fundamental, pois ele consegue juntar todos esses empresários, os prestadores de serviços, e os que deram a vida ao projeto nesses 20 anos”.
Durante a solenidade, Michel Tamura falou sobre o futuro do turismo e sobre o incentivo a iniciativas locais como o turismo rural e gastronômico, que levam os moradores de Maringá e região a descobrirem agradáveis surpresas sem terem que ir para longe, apenas explorando o “quintal de casa”.
“Precisamos conhecer e valorizar mais o nosso quintal, precisamos valorizar mais a economia que está aqui ao nosso lado, os pequenos e micros empresários, que trazem experiências diferenciadas e única, e é isso que a gente precisa, comunicar e fazer com que esses atrativos sejam vistos”.