Copel faz mutirão para manutenção e limpeza de redes elétricas neste sábado

Queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica podem ocasionar a falta de energia em alguns imóveis em períodos de chuva mais intensa. Para prevenir esse tipo de ocorrência, a Copel promove neste sábado, 14, o ‘Dia D’ em 79 municípios do Paraná.
É um mutirão de limpeza e manutenção nas redes elétricas, para remoção de galhos e retirada de materiais que possam ter ficado enroscados nos postes, como explica o gerente do departamento de serviços, Ricardo Carvalho.
“Já é o terceiro ano que a gente faz. A gente marca um dia, um pouquinho antes de entrar no nosso período úmido, para fazer um mutirão para dar uma limpada na rede, para preparar nosso sistema para a chegada do período chuvoso, que normalmente acontece a partir de setembro. […] A gente faz inspeções na rede, retirada de objetos como pipas, tênis, trocar equipamentos, podas de árvores, a gente aproveita para dar uma geral mesmo”, detalha.
Em Maringá e Paiçandu, há também ações de sustentabilidade.
“Em Maringá, serão realizadas algumas substituições de transformadores. Hoje a gente usa transformador com óleo mineral, e faremos substituição por transformadores a óleo vegetal, que em caso de problemas tem menor impacto ambiental. Os detritos das árvores que serão podadas serão direcionados para hortas municipais, também visando essa questão da sustentabilidade. E em Paiçandu será feita a distribuição de mudas de árvores para a população”, frisa.
Segundo Carvalho, o serviço não afeta a população. “Nós estamos promovendo o evento, mas sem dano à população. Não há nenhuma proposta de desligamento. Só se porventura identificarmos algo muito urgente, que necessite o desligamento”, acrescenta.
De acordo com dados da Copel, no Paraná, desde o início do ano, se comparado ao mesmo período do ano passado, a estatal identificou redução de 10,6% na frequência de desligamentos, e de 5,7% na duração das faltas de energia.
