Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2025

Defesa Civil dispara alertas sonoros em celulares de Maringá e região; entenda como funciona o sistema


Por Thiago Danezi Publicado 12/12/2025 às 19h27
Ouvir: 00:00

A Defesa Civil emitiu no início da noite desta sexta-feira, 12, um alerta emergencial para Maringá e municípios da região, indicando risco de temporais severos na próxima hora. O aviso, enviado diretamente aos celulares da população, veio acompanhado de um alarme estridente, chamando a atenção para a necessidade de buscar imediatamente um local seguro.

O objetivo do alerta é reforçar a prevenção contra desastres naturais ou tecnológicos. A ferramenta faz parte de um sistema nacional criado para avisar a população, em tempo real, sobre situações de risco. Quando o alarme tocar “pra valer”, significa que as pessoas precisam se proteger imediatamente.

LEIA TAMBÉM: Alerta estridente dispara em celulares e Defesa Civil avisa risco de tempestade com granizo em Maringá e região

felippe-1-1-1-900×505.jpg (1)

Segundo o governo do Paraná, o sistema deve orientar moradores que estejam em áreas suscetíveis a alagamentos, tempestades, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra, vendavais e outros eventos perigosos.

A tecnologia usada para enviar os avisos é o Alerta de Emergência Sem Fio, que dispara mensagens para todos os celulares conectados às redes 4G ou 5G dentro de uma área específica, sem necessidade de cadastro. Basta estar com o aparelho ligado e com sinal.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Simepar e a Defesa Civil Estadual, diversas áreas do Oeste e do Noroeste do Paraná estão sob monitoramento devido ao avanço de um sistema de tempestades.

image

A orientação é que a população redobre os cuidados, evitando áreas abertas, buscando abrigo longe de árvores e desligando aparelhos elétricos durante a tempestade. Em caso de emergência, os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) estão disponíveis para atendimento.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação