Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

09 de setembro de 2024

Demanda de Hemocentro Regional de Maringá aumenta em quase 70%; saiba como doar


Por Luciana Peña/CBN Maringá e Redação GMC Online Publicado 09/09/2024 às 18h40
Ouvir: 00:00

O Hemocentro Regional de Maringá está pedindo que mais pessoas sejam doadoras de sangue. Em relação ao ano passado, a demanda transfusional da instituição aumentou em cerca de 70%.

image
Foto: Ilustrativa

Isso acontece pois, desde que hemocentros privados se descredenciaram do SUS, neste semestre, toda a demanda por componentes de sangue ficou sob responsabilidade do Hemocentro Regional, que fica no Hospital Universitário, na Avenida Mandacaru, nº 1.600.

De acordo com o diretor da unidade, Gerson Zanusso Júnior, trata-se de uma questão comercial. “O atendimento SUS, para vários tipos de atendimento de saúde, são contratualizados. Hoje é por método de credenciamento. Então, não houve um interesse de alguns serviços privados em continuar fazendo a prestação de serviço para o serviço público. Nesse contexto, uma vez que não tem interessados de serviços privados, seja por valores, por questões econômicas, ou que são inrentes na questão particular deles, o SUS tem que dar conta do SUS. Então, nós, como um banco de sangue público, acabou sendo nosso dever de assumir essa demanda do SUS e continuar atendendo, com toda qualidade, a população da região”, explica.

Com o aumento da demanda, o Hemocentro precisa produzir cerca de 20% a mais por mês de hemocomponentes para que a totalidade de bolsa seja atendida. “Em média, esse aumento mensal de atendimento para o Hemocentro, é uma necessidade de cerca de 250 atendimentos a mais mensais. Até o ano passado, nossa meta era cerca de mil doadores. Hoje, a necessidade é que o número de atendimentos seja em torno de 1.250, 1.300 doadores”, disse Zanusso Júnior. 

O diretor também explica que o Hemocentro precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos. “A nossa necessidade de doação é de todos os tipos sanguíneos. Nesse momento, a ideia é passar para a população essa necessidade. Todos aqueles que são doadores de sangue, que venham fazer sua doação e nos ajude a manter o estoque estável para continuar atendendo as transfusões de Maringá e toda a região”, finalizou.

Como doar

Os critérios básicos para ser um candidato a doador de sangue são:

  • Ter de 16 a 69 anos de idade
  • Ter de 50kg ou mais
  • Estar saudável
  • Estar com a saúde em dia
  • Apresentar um documento oficial com foto
  • Menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável legal

O atendimento é das 7h às 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 12h30 aos sábados. Não é necessário agendamento. O Hemocentro Regional de Maringá fica localizado no Hospital Universitário, na Avenida Mandacaru, nº 1.600.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação