Dengue: Índice de infestação geral em Maringá está em 1%
Maringá está na semana 31 do calendário epidemiológico, que no Paraná vai de agosto de 2022 a julho de 2023. O município está fazendo mutirões de combate à proliferação do mosquito da dengue.
A Secretaria de Saúde recebeu nesse período 934 notificações de casos de dengue. 155 casos foram confirmados e 14 são considerados graves. Do total, 13 casos suspeitos atualmente estão em análise.
De acordo com o gerente de zoonoses, Eduardo Alcântara Ribeiro, o total de confirmações é atípico. O município está fazendo ações de combate à dengue ao longo do mês. Primeiramente os agentes passam nos bairros fazendo orientações e depois haverá mutirão para recolhimento dos materiais. O município já fez autuação de 48 terrenos.
“Não é uma situação comum para essa época do ano. Apesar de, nas últimas semanas, nos últimos boletins, a gente não ter tantos casos como a gente tinha um mês atrás, a gente precisa estar atento, por que a gente teve muita chuva recente mente e os casos podem começar a aumentar”, disse Ribeiro.
No próximo sábado, 29, os agentes vão percorrer os jardins Los Angeles, Lucianópolis e Santa Izabel. O índice geral de infestação de dengue em Maringá atualmente é de 1%.
No boletim epidemiológico municipal, Maringá tem um caso suspeito em análise de Zika vírus, também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.