Destine seu imposto de renda para projetos sociais em Maringá; entenda
A campanha de destinação do Imposto de Renda para fundos de apoio a projetos sociais foi oficialmente lançada em Maringá nesta terça-feira, 1º. A iniciativa tem como objetivo incentivar os contribuintes a destinar até 6% do imposto devido para financiar projetos voltados para crianças, adolescentes e idosos no município.
O processo de destinação é simples: o contribuinte pode direcionar até 6% do valor devido para os Fundos da Infância e Adolescência (FIA) ou o Fundo Pró-idoso, nas esferas municipal, estadual ou federal. A destinação pode ser dividida em 3% para cada um dos fundos. Para participar, basta escolher o modelo completo na declaração do Imposto de Renda e acessar a aba “Doações diretamente na declaração”, onde o contribuinte poderá escolher o fundo para o qual deseja destinar o recurso.

Marcos de Souza, delegado da Receita Federal em Maringá, explicou que quem tem imposto a restituir poderá fazer a destinação e receber o valor na restituição, com correção. “Esse valor será acrescido à restituição e corrigido pela taxa Selic, que hoje é uma das melhores opções de investimento”, afirmou.
Anualmente, Maringá arrecada cerca de R$ 3 milhões com a destinação do Imposto de Renda, mas o prefeito Silvio Barros destacou que o potencial de arrecadação é muito maior. “O potencial é dez vezes maior do que o que estamos arrecadando atualmente. Se conseguirmos alcançar esse potencial, poderemos atender muito mais crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade”, ressaltou.
O município conta com mais de 40 entidades aptas a receber recursos do Fundo da Infância e Adolescência e 19 projetos voltados para o apoio a idosos. Além da possibilidade de fazer a destinação durante o período de declaração do Imposto de Renda, os cidadãos também podem realizar doações diretamente para as entidades ao longo do ano e, posteriormente, deduzir os valores na declaração do IR.