Dia da padroeira em Maringá terá programação especial


Por Rafael Bereta
image
Foto: Arquidiocese de Maringá

A Igreja Católica de Maringá terá programação especial neste feriado municipal de 15 de agosto, dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Glória.

A programação inicia às 7h com a oração das Loundes e segue durante todo o dia, conforme esclarecido pelo padre Dirceu Alves do Nascimento.

“Então, no dia 15 temos uma programação diferenciada, na parte da manhã às 7h, onde, juntamente com o bispo, os seminaristas, os padres da paróquia e os diáconos, nós iremos rezar as laudes. As laudes é um momento de oração do livro da Liturgia das Horas, em que todos os padres, bispos, diáconos religiosos e alguns leigos também fazem essa oração. E nesse momento também o bispo vai abençoar as imagens de Nossa Senhora da glória e outras imagens de Nossa Senhora que as pessoas irão trazer para depois reentronizar essas imagens em suas casas. Essa é a parte da manhã, a parte mais tranquila, serena, de oração ali com o povo”, explica.

Ao meio-dia haverá o repicar dos sinos em todas as paróquias de Maringá. A concentração para a procissão ocorrerá às 15h na praça Renato Celidônio, situada entre o Paço Municipal e os Correios de Maringá. A caminhada terá início às 16h na Avenida XV de Novembro, em frente à prefeitura.

Após seguir o percurso até a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, será celebrada uma missa campal com início às 17h.

“”Então, é uma hora de concentração, de orações, de louvores. E às 16h, nós descemos pela 15 de novembro até a Avenida São Paulo. Da São Paulo iremos até o início da Avenida Tiradentes, ali próximo ao Parque do Ingá. Vamos subir e pegar ali a Avenida Papa João 23, para chegar ali atrás da Catedral, onde vai ter a missa Campal e também a coroação de Nossa Senhora”, afirma.

Após a missa será realizada a coroação da Nossa Senhora da Glória. A celebração será presidida pelo Arcebispo Dom Frei Severino Clasen.

No dia 1º de novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou o Dogma da Assunção de Maria. Veja o vídeo abaixo.

Sair da versão mobile