Dia dos Namorados: Mensagem com carro de som e telemensagens sobrevivem à era da tecnologia em Maringá

Se você já nasceu e cresceu neste mundo já altamente conectado e dominado pela comunicação feita por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais, pode não ter ouvido falar sobre as famosas telemensagens ou das mensagens ao vivo, com direito a carro de som e locutor – serviços que já fizeram muito sucesso no Dia dos Namorados, comemorado nesta segunda-feira, 12.
Esse trabalho se tornou uma verdadeira febre nos anos 1980 e 1990, até o início dos anos 2000. Geralmente quem trabalha com as mensagens ao vivo, usa um carro todo enfeitado de adesivos de coração, balões e luzes de led – quanto mais chamativo, melhor. O carro, então, estaciona de surpresa na porta do destinatário e cabe ao locutor transmitir a mensagem escolhida pelo remetente. Já a telemensagem, nada mais é que uma mensagem pré-gravada, que é enviada para o telefone de alguém.
No entanto, com o surgimento do SMS, a procura pelas telemensagens diminuiu. Depois, vieram as redes sociais e aplicativos de mensagem, que se tornaram concorrentes ainda mais poderosos. Porém, apesar do serviço ter sofrido, ele ainda resiste. Uma dessas empresas está no mercado há quase 25 anos em Maringá. Segundo a proprietária, Vilma de Fátima Moraes, com a chegada das redes sociais a demanda caiu cerca de 50%. Ela afirma que atende a aproximadamente 200 clientes por mês entre telemensagens e homenagens ao vivo.
“São 24 anos de muito amor e dedicação que nossa equipe faz. Hoje, trabalhamos com a mensagem pronta, gravada. A pessoa vai ouvir e escolher a que gosta mais. Ela escolhe também o horário para ser enviada. Tem mensagens de amor, aniversário, mas o que mais sai mesmo é a mensagem relacionada ao romance”, diz Vilma.
Busca por telemensagens aumenta no Dia dos Namorados
O serviço de telemensagem custa até R$ 20 e o conteúdo pode ser enviado para telefone fixo ou celular de qualquer lugar do Brasil. Já o serviço ao vivo custa até R$ 140 e a empresa atende Maringá e cidades distantes até 50 quilômetros. Nesse caso, homenagem pode ser personalizada da forma que o cliente desejar, muitos pedem para que seja entregues flores, chocolates, cestas e entre outros presentes.
De acordo com Vilma, a demanda aumenta em torno de 40% na semana do Dia dos Namorados. Ela afirma que são pessoas de todas as idades que procuram o serviço.
“Na época do Dia dos Namorados tem muita procura, principalmente porque é um momento em que trabalhamos com entrega de cestas , baús, chocolates, flores, ursos de pelúcia. Geralmente alinhamos com o cliente e realizamos o que foi pedido com maior profissionalismo e acima de tudo com o encanto que o Dia dos Namorados trás”, explica.
Vilma ainda ressalta que apesar de tantos meios fáceis de comunicação, não falta serviço para a empresa dela. Em algumas épocas, muitas pessoas procuram o trabalho para mandar uma mensagem de perdão. E você, já mandou uma telemensagem para alguém?