Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de janeiro de 2026

Edital de concessão prevê arvorismo, tirolesa, Café Locomotiva e novos atrativos no Parque do Ingá


Por Redação GMC Online Publicado 15/01/2026 às 16h03
Ouvir: 00:00

O Parque do Ingá ganhará novos atrativos e espaços que irão transformar a unidade de conservação em um ambiente ainda mais interativo para visitantes e moradores. Conforme prevê a minuta do edital de concessão, que abrange exclusivamente os serviços de apoio à visitação, a concessionária realizará uma série de intervenções, como a implantação de um Restaurante e/ou Café Locomotiva nas proximidades da locomotiva histórica localizada junto à entrada principal, a retomada do “Trenzinho do Ingá”, conectando os principais atrativos do parque, além da implantação de três decks de mirante voltados para o lago e de opções de lazer e aventura, como arvorismo e tirolesa.

image
Foto: Rafael Macri/PMM

A concessão abrangerá exclusivamente os serviços de limpeza, segurança, manutenção e turismo ambiental. A entrada no Parque do Ingá continuará gratuita, e todas as ações relacionadas à conservação da biodiversidade permanecerão sob responsabilidade da Prefeitura de Maringá. “A concessionária poderá operar atrativos de lazer, alimentação, comércio, educação, cultura, eventos e publicidade, que serão geradores de receita. Esses serviços serão cobrados, como já ocorre atualmente com o pedalinho, o quiosque e a loja de souvenirs. No entanto, a entrada no parque seguirá gratuita”, explica o diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), José Roberto Behrend.

O edital de concessão estabelece investimentos obrigatórios que deverão ser realizados pela concessionária ao longo do período contratual. Estão previstas a reforma dos sanitários e da lanchonete, a revitalização do playground infantil e a requalificação dos sistemas de trilhas. Além disso, o projeto contempla novas intervenções voltadas à qualificação da experiência do visitante e à valorização do espaço, como a requalificação da praça de acesso do Portão 1 e a ampliação da entrada do Portão 2, com a reforma do prédio existente para implantação de uma lanchonete e/ou café, além de um quiosque de souvenirs.

O edital também prevê a implantação de uma central de atendimento ao turista, uma central de segurança e uma sede administrativa. Está prevista ainda a criação de espaços temáticos permanentes, destinados à educação ambiental, à contemplação da biodiversidade e ao estímulo à preservação de espécies nativas. Entre os atrativos de lazer e aventura, destacam-se a implantação e operação de duas tirolesas principais, com extensão estimada de 120 metros cada, além de arvorismo com percurso de aventura de até 200 metros de extensão.

“O Restaurante Locomotiva, por exemplo, vai resgatar um símbolo do patrimônio histórico da cidade. A concessionária instalará a estrutura próxima à locomotiva histórica e será responsável pela implantação do sistema de iluminação e do paisagismo, o que permitirá o funcionamento do espaço também no período noturno, algo que hoje não ocorre com os atrativos do Parque”, ressaltou o diretor-presidente do IAM.

Consulta pública – A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá, está com consulta pública aberta sobre o edital de concessão do Parque do Ingá. Por meio da consulta, a comunidade tem acesso à documentação completa e pode apresentar contribuições ou esclarecer dúvidas sobre o modelo de concessão. As contribuições podem ser enviadas por meio de formulário online (clique aqui para acessar). A consulta pública está disponível por 20 dias úteis, até 10 de fevereiro de 2026.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação