Em 2026, escolas da rede pública de Maringá terão que ter 20 minutos diários de leitura


Por Walter Téle Menechino

A partir do ano que vem, todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Maringá terão que ter um momento diário de “20 Minutos com a Leitura – Futuro em Palavras”. O decreto municipal publicado no Diário Oficial do Município Nº 4743 na noite de quinta-feira, 18, explica que “os objetivos do projeto são estimular o gosto e o hábito pela leitura desde a Educação Infantil”, assim como “garantir a alfabetização e o letramento na idade certa”.

As leituras poderão ser feitas tanto em salas de aula como pátios e gramados. Foto : Ilustrativa/PMM/Secom

Em coletiva de imprensa no início desta semana, a última do ano, o prefeito Silvio Barros apresentou um dado preocupante, que o levou a tomar uma série de iniciativas na área da Educação, como esse de implantar um programa de leitura diária obrigatória em todas as escolas da rede municipal. Disse que 75% dos alunos do 2º ano não tinham fluência na leitura. E completou: “Se não sabem ler, como vão estudar e aprender?”.

O programa “20 Minutos com a Leitura – Futuro em Palavras” também tem como objetivo “ampliar o repertório textual e cultural das crianças e dos estudantes; desenvolver habilidades de fluência, compreensão da leitura e pensamento crítico; e valorizar a leitura como prática cotidiana e democrática, integrada às demais áreas do conhecimento”. O projeto deverá ser implantado em todas as turmas.

Segundo o decreto, os 20 minutos de leitura poderão ocorrer em espaços diversificados, como salas de aula, bibliotecas, pátios, gramados e outros. As leituras poderão ser individuais, compartilhadas, em duplas ou grupos, e mediada pelo professor. Os textos deverão ser de gêneros variados, literários ou não, com suportes impressos e digitais. Também serão desenvolvidos projetos literários, circuitos de leitura, feiras, exposições, murais e eventos que fortaleçam a cultura leitora.

Conforme estabelecido pelo decreto Decreto Nº 2404/2025, “o monitoramento do projeto será realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em regime de colaboração com as redes estadual e federal, em consonância com o Compromisso Nacional de Criança Alfabetizada, assegurando a melhoria dos indicadores educacionais de Maringá”.

Sair da versão mobile