Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

Em Maringá, Campanha da Fraternidade é lançada em sede de entidade


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 26/02/2020 às 14h27 Atualizado 23/02/2023 às 22h38
Ouvir: 00:00

Em Maringá, a Campanha da Fraternidade 2020 foi lançada na sede de uma entidade que acolhe moradores de rua. O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 26. O tema deste ano é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. A intenção é estimular a compaixão pelo próximo para reduzir as mazelas sociais. 

Pobreza, fome, desigualdade social, homicídios, suicídios. Por que tantos sofrem no Brasil e no mundo e o que fazer para reduzir este sofrimento? Para a Igreja Católica, é preciso que cada um de nós tenha compromisso com o outro e ajude quem precise. 

Por isso, a campanha da Fraternidade 2020 em Maringá foi lançada nama entidade que acolhe moradores de rua. A Casa de Acolhida Coração Imaculado, em Iguatemi.

O padre Rodrigo Gutierrez Stabel é o coordenador da entidade. Segundo ele, a casa funciona há apenas seis meses e, atualmente, 26 pessoas vivem no local. “Elas chegam aqui depois de uma triagem, ficam 12 meses, depois fazem um período de reinserção, por cerca de seis meses. Elas voltam à sociedade, procuram um trabalho com a ajuda da assistente social”, explica. 

Ouça a entrevista completa

Ex- morador de rua, Wilson Prestes é um dos acolhidos. Ele diz que mora há mais de oito anos nas ruas, mas que vai tentar, mais uma vez, seguir uma nova vida. “Eu estava internado, saí, e vai fazer um mês que eu estou na casa de apoio”, afirma. 

A Campanha da Fraternidade 2020 pretende estimular a compaixão na sociedade. Se cada um de nós olhar pelo outro, participar de projetos sociais, contribuir com entidades como a Casa de Acolhida, o mundo será bem melhor, diz o padre João Paulo Penco.

“A compaixão é, para nós, o antídoto contra a indiferença. Se o sofrimento no mundo se dá, muitas vezes, pela indiferença, a compaixão nos fazer olhar para esse que está sofrendo e, assim, tomarmos iniciativa para que a vida seja respeitada como um todo”, diz. 

Mas vencer o preconceito e ter compaixão pelo próximo não é nada fácil quando o, digamos, “problema” está ao lado de casa. Foi essa resistência que o Centro POP enfrentou em Maringá, inclusive de lideranças católicas. O Centro POP, um órgão público que oferece serviços a moradores de rua, está hoje praticamente desativado. Os serviços estão sendo prestados na Secretaria e Assistência Social (Sasc). O secretário Ailton Morelli, espera que a Campanha da Fraternidade mude essa situação.

Ouça.

Quem quiser ajudar a Casa de Acolhida pode entrar em contato pelo telefone (44) 3276-3822. O administrador apostólico de Maringá, o arcebispo de Umuarama João Mamede e o arcebispo emérito de Maringá, Dom Anuar Battisti, não participaram do lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 porque estão no Vaticano.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação