Em posse oficial, presidente da Sociedade Rural de Maringá anuncia três dias de portões abertos na Expoingá
O novo presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Henrique Pinto, tomou posse oficial em solenidade nesta segunda-feira, 10. Em entrevista coletiva, o presidente citou mudanças na Expoingá 2026.

- Entre no canal do GMC Online no Instagram
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
A principal delas é o número de dias com portões abertos, com entrada gratuita, que aumentou de dois para três.
“Dois dias faz parte do passado, vão ser três esse ano e vamos estudar a viabilidade do quarto dia. É possível, nós vamos pagar a conta, nós vamos pagar para ver. Mais um dia para a nossa população vai reverter em mais incremento no parquinho, nas barracas de alimentação. Precisa começar, a gente começando, o público vai comparecer com maior efetividade”, explicou Henrique Pinto.
Também foi informado que a grade de shows da próxima edição começará a ser discutida ainda neste mês. Na pecuária, a novidade é a liberação de trânsito animal de outros estados e a vinda de pecuaristas de fora.
A Expoingá é realizada no mês de maio e, em 2026, a ideia é reduzir banheiros químicos. “Nós já fizemos um contrato de 10 carretas de banheiro de luxo, mas nós temos lugar para seis. Eu imaginava que a gente ia conseguir eliminar por completo os banheiros químicos, mas existe uma dificuldade, porque precisa ter alguns lugares com banheiro único, e não tem como colocar uma carreta para atender um banheiro. Se eu não conseguir construir um, vai ter um ou outro banheiro químico”, explicou o novo presidente.
Estiveram presentes na cerimônia de posse prefeitos e prefeitas de Maringá e região, secretários municipais, vereadores e deputados, além da ex-presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo. O presidente empossado, Henrique Pinto foi vice de Maria Iraclézia.
O deputado federal Ricardo Barros comentou a eleição na entidade e o compromisso do novo presidente com o agronegócio e com o turismo local.
“Nós da política sabemos bem o que é isso, cada quatro anos a gente tem que renovar a confiança das pessoas, vai ser muito bom para o rural. O Henrique tem tudo para continuar e fazer um trabalho melhor do que fez a Iraclézia, que fez excelente gestão na rural e a Sociedade Rural de Maringá é uma instituição que promove o maior evento da cidade. Então, é importante para todos nós, porque o agronegócio é importante na nossa economia e porque a Expoingá é importante no nosso turismo”, disse Barros.
