‘Embaixadora da gastronomia’, chef de Maringá representa o estado em ‘Oscar’ do setor

‘Embaixadora da Gastronomia’ do Paraná, a chef de Maringá, Geisa Cristina Bruniera, representou o Paraná no festival Enchefs Brasil, realizado nesta última semana no Amapá. No evento, ela participou de uma aula show junto com a chef Thaylla Brito, representante da Paraíba. O prato escolhido foi ‘Paixão Paranaibana’, uma fusão do Paraná com a Paraíba.

O prato levou cuscuz feito do milho da paixão, pinhão picado, tomate, pimenta e cebola, aromatizado com caldo de legumes, ginseng e erva mate. “Foi servido com barreado, queijo coalho, chips de banana da terra e capuchinhas (flores comestíveis)”, diz Geisa.
O título de Embaixadora da Gastronomia do Paraná Geisa conquistou no ano passado, por ter sido vencedora da categoria estadual do Prêmio Dólmã 2021, o ‘Oscar’ da gastronomia brasileira. A premiação foi realizada em Belém (PA), durante o Enchefs Brasil 2021.
“Como Embaixadora da Gastronomia do Paraná fui a representante desse ano, mas não podemos deixar de lembrar que este evento é anual e começa com a etapa regional, realizada em cada Estado do Brasil, sendo que cada um leva três nomes para disputar o título de embaixador da Gastronomia do ano presente. Poderei concorrer ao título de embaixadora da Gastronomia Nacional (do Brasil) daqui a 3 anos”, conta.
Premiados 2022

Neste ano, concorreram ao Prêmio Dólmã 2022 do Paraná chefs das cidades de Bela vista do Paraíso, Londrina e Arapongas. O vencedor foi o chef Paulo Zaminelli, de Londrina, que agora leva o título de atual Embaiaxador da Gastronomia do Paraná. Já a amapaense Floraci Dias foi eleita a melhor chef do Brasil.

O evento

O Enchefs Brasil é o encontro dos chefs indicados ao Prêmio Nacional Dólmã, dos chefs Embaixadores, dos coordenadores dos Enchefs Estaduais, dos chefs de cozinha, estudantes de gastronomia e todas as pessoas que gostam de saberes e sabores do Brasil.
Geisa explica que o encontro tem como objetivo proporcionar e ampliar os laços sociais e profissionais dos chefs de cozinha brasileiros, fortalecendo a gastronomia dos estados através da troca de experiências, além de proporcionar aos consumidores acesso às riquezas históricas, culturais e turísticas de todos os Estados, tendo como principal elo a gastronomia brasileira. “O Enchefs Brasil tem suas intervenções gastronômicas, aula show, oficinas, encontros científicos, palestras, degustações, feira gastronômica, cultural e turística dos Estados e fórum gastronômico brasileiro”, diz.
“O evento foi ótimo. Muito rico de cultura, de informações. Minha participação nesse evento, como Embaixadora da Gastronomia do Paraná, foi representar o nosso Estado cozinhando com ingredientes paranaenses”.
Ela avalia que o Paraná é muito rico em saberes e sabores. “Temos muito a explorar e contribuir com o próprio estado e com o Brasil. Maringá se destaca pelo seu empreendedorismo. É muito bom ver que cada vez mais melhoramos e temos muito ainda para alcançar. A gastronomia é um setor que cresce constantemente e se reinventa, conseguindo trazer para o município uma melhora na economia, visto que a gastronomia é o elo da economia e turismo”, destaca.
Sobre a chef
Natural de Cianorte, Geisa Cristina Bruniera mudou-se para Maringá em 2007 e atua na área da gastronomia desde então. É graduada em Gastronomia e tem pós-graduação em Tecnologia de Alimentos, tendo ministrado cursos na área de confeitaria e chocolataria por dez anos no Paraná, Paraguai e Bolívia.
Outro prêmio conquistado pela chef foi o de melhor técnica de sorvete do Brasil do ano de 2019, oferecido pela maior indústria de aromas e insumos de sorvete da América Latina.
Atualmente, ela é autônoma e os planos incluem ajudar no fomento à Gastronomia.
“Que as empresas, universidades, e secretarias num âmbito municipal, estadual e federal possa ter um olhar diferente e assim valorizar essa área. A caminhada é longa, mas não podemos desistir e quiçá um dia trazer o festival Enchefs para Maringá”, vislumbra.