Para os economistas, Maringá vive o pleno emprego, quando todos os trabalhadores aptos e dispostos a trabalhar estão empregados. Por isso, a Agência do Trabalhador passa semanas com milhares de vagas de emprego em aberto. Esta semana, são 1.291 vagas.
Com tantas vagas ociosas, as empresas começam a reduzir exigências e a dar oportunidade para trabalhadores de mais idade. Orlando Gonzalez, por exemplo, está com 55 anos e há três conseguiu um emprego de negociador de cobrança, que não era a área dele.
Recebeu treinamento e está aprendendo muito com os mais jovens, maioria no ambiente de trabalho.
“A minha concorrência é com a juventude, então tem que correr atrás, né? Porque o cérebro da molecada funciona mais rápido. Eles aprendem muito mais na questão de tecnologia, essa questão de internet, visualizar e fazer cálculos de negociação. Eles são bem ágeis, então, eu tenho essa concorrência. Mas eu acho essa muito saudável, porque serve também pra gente estar ativo, trabalhar e buscar novos horizontes”, diz Gonzalez.
A empresa de Orlando é uma das que precisam de mão de obra e para preencher o quadro de funcionários reduziu a exigência de escolaridade, porque confia na capacidade de trabalhadores bem treinados, mesmo que sem o ensino fundamental completo, explica Kátia Viana, coordenadora de recrutamento e seleção.
“Atualmente nós temos 100 vagas em aberto para o cargo de negociador de cobrança e nós damos oportunidade para primeiro emprego, pessoas acima de 60 anos, pessoas que querem retornar ao mercado de trabalho. Às vezes a pessoa nesse período de pandemia também acabou não trabalhando e agora quer retornar, então a gente dá essa oportunidade. Nós não temos um público específico. Na verdade, o nosso público é aquele colaborador que tem vontade de trabalhar, que quer crescer, que quer uma nova carreira, quer uma oportunidade”, afirma Viana.
A coordenadora de recrutamento e seleção também explica que a função do cargo de negociador de cobrança é intermediar a negociação entre as dívidas dos clientes buscando um resultado positivo na cobrança.
A carga horária do negociador de cobrança é de cinco horas e 20 minutos por dia. O salário, com comissão, pode chegar a R$ 3.500,00, mais benefícios como vale refeição e plano de carreira.
Negociador de cobrança é uma das funções com mais vagas abertas também na Agência do Trabalhador, onde o nome é operador de cobrança, com 80 vagas.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.