15 de julho de 2025

Empresa de tecnologia de Maringá oferece programa de capacitação gratuita; saiba como se inscrever


Por Redação GMC Online Publicado 10/01/2023 às 11h18
Ouvir: 03:00
Foto: Desola Lanre-Ologun/Ilustrativa

A empresa maringaense de tecnologia DB1 está realizando um programa de capacitação gratuita com 100 vagas disponíveis por meio do projeto DB1 Start.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de janeiro, pelo site do projeto. O programa terá início no dia 6 de fevereiro e contará com uma duração máxima de cinco meses.

A DevRel do Grupo DB1, Gisele Passuti Barbosa, que também é coordenadora do projeto DB1 Start 2023, afirma quais são os requisitos para os interessados de inscreverem.

“Ter no mínimo 18 anos de idade e ter acesso a um computador com internet para a realização dos estudos e atividades, sendo necessário de seis a oito horas por semana de dedicação às tarefas, uma vez que o programa tem duração máxima de cinco meses”, afirma Gisele.

Ainda, a coordenadora frisa o principal requisito necessário: não ter nenhuma experiência prévia com desenvolvimento e programação. Isso porque, o programa, que faz parte da Universidade Corporativa do grupo, a UNI421, é pensando inicialmente para “quem ama tecnologia, tem essa vontade de entrar na área, mas precisa daquele empurrãozinho inicial”. 

Segundo Gisele, o programa é destinado a quem está em busca de conhecer melhor o setor de tecnologia e visa uma futura transição de carreira.

Com isso, ao se inscrever no programa, a DevRel detalha que os possíveis participantes participarão de um processe seletivo, a fim de verificar se estão aptos a todos os requisitos, bem como fazer um mapeamento de perfil para a vaga no curso. Passado esse processo, ela destaca que, no dia 30 de janeiro, os candidatos ficarão sabendo se estão dentro do programa ou não.

MERCADO TECH NO BRASIL

Levando em conta o cenário atual, nos próximos cinco anos, o setor de tecnologia pode enfrentar um déficit de 573 mil profissionais para trabalharem na área. Os dados são da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), que leva em conta o fato de cerca de 53 mil profissionais se formarem anualmente e a previsão de que serão abertos 800 mil novos postos de trabalho ao longo desse período.

PROGRAMA DB1 START

Somente no ano passado, que o programa formou 80 pessoas, foram 2.693 aplicações. E apesar de não ter a garantia de uma vaga no final do programa, os melhores participantes podem ser encaminhados a possíveis oportunidades dentro da empresa, seja agora ou no futuro. 

No segundo semestre de 2023 outras 100 vagas serão disponibilizadas pelo programa de capacitação gratuita da DB1.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação