Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Empresa espanhola abre laboratório agrícola em Maringá


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 02/05/2025 às 15h59
Ouvir: 00:00

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 30, em Maringá, o primeiro centro de pesquisas agrícolas da empresa espanhola Ideagro fora da Europa. A unidade está instalada no campus da Uningá (Centro Universitário Ingá) e tem como objetivo realizar análises físico-químicas e biológicas do solo, além de desenvolver soluções biotecnológicas voltadas para o mercado agrícola brasileiro.

No primeiro ano de operação, a Ideagro Brasil pretende investir US$ 1 milhão em pesquisa, desenvolvimento e registro de produtos no país. A gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Ideagro Brasil, Mayra Soares, destaca a estrutura moderna do centro e sua contribuição para o avanço tecnológico no agronegócio nacional.

28f73777112ad1bd26c708e806ff8e57 (2)
Foto: Reprodução | Divulgação

“A Ideagro conta com laboratórios modernos voltados ao estudo da saúde do solo. Realizamos análises enzimáticas, pois as enzimas são importantes indicadoras da qualidade do solo. Desenvolvemos também sondas específicas de análise que permitem identificar mais de 40 patógenos em uma única amostra, com alta precisão e rapidez”, explica.

Segundo Mayra, o centro também emprega técnicas de biologia molecular, que agregam inovação e agilidade aos diagnósticos. A escolha de Maringá para sediar a primeira unidade fora da Europa foi estratégica, afirma ela.

“Maringá é uma cidade premiada em qualidade de vida, com mão de obra qualificada e excelente infraestrutura. Estar dentro da Uningá nos permite integrar estudantes aos nossos projetos e facilitar o intercâmbio de conhecimento. Além disso, o município está localizado em uma região agrícola estratégica e de fácil acesso, o que favorece a logística para o recebimento de amostras de todo o Brasil”, completa.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação