Empresa maringaense fica em 1º lugar entre as melhores para se trabalhar


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá
image
Foto: Divulgação

A empresa maringaense TecnoSpeed é a 7ª melhor empresa para trabalhar no Brasil e a 1ª no Paraná em 2024 no ranking Great Place to Work (GPTW) na categoria médias empresas, com destaque nas áreas de inovação, respeito e desenvolvimento dos colaboradores. O GPTW Brasil, uma das premiações mais renomadas no mundo, avalia empresas em cinco dimensões essenciais — credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem —, além de aspectos inovadores e de desenvolvimento humano.

A empresa de tecnologia criada em Maringá já está a 10 anos consecutivos figurando entre as melhores empresas para trabalhar no Estado e, pelo segundo ano seguido, ocupa o 1º lugar na categoria de médias empresas. Erike Almeida, CEO da TecnoSpeed, fala sobre a conquista.

“Essa pesquisa é realizada em duas etapas. A primeira etapa, o próprio GPTW envia uma pesquisa anônima para os colaboradores. E através de diversas questões, perguntas e comentários, eles avaliam as dimensões de gestão de pessoas com a empresa. E, após isso, em cima dessa pesquisa, é apurada uma nota, que é uma nota de confiança dos colaboradores com a empresa. Após esse processo, o GPTW faz uma avaliação também num relatório de práticas. Esse relatório de práticas a empresa escreve e encaminha o questionário para o GPTW, que analisa e confere se essas práticas escritas que a empresa diz que possui, se elas realmente são percebidas, consideradas pelos colaboradores, se realmente têm exetividade e se elas estão diretamente ligadas aos objetivos da empresa. Em cima disso, é feita então uma nota geral.”, explica.

A premiação no Paraná foi segmentada pelo porte das companhias. Assim, foram premiadas 20 empresas pequenas, 90 médias e 20 grandes. O ranking reconhece e comemora as organizações que lideram na criação de espaços de trabalho exemplares. E além da própria premiação local, as organizações paranaenses vêm se destacando nos rankings nacionais. Das 175 premiadas na última edição nacional, em 9 de outubro, 17 eram paranaenses, em todas as categorias, das pequenas às gigantes.

O primeiro lugar entre as grandes empresas do Estado ficou com a Gazin, que tem sede e nasceu no pequeno município de Douradina, no noroeste paranaense e também ficou em segundo lugar no ranking nacional, e o oitavo lugar da categoria estadual ficou com o Grupo A.Yoshii, que tem sede em Londrina, mas atua em Maringá. Entre as médias empresas paranaenses, o Sicoob Metropolitano, fundado em Maringá, ocupou o quarto lugar no Top 10 do ranking e entre as pequenas, a escola de inglês Minds, de Maringá, ficou em terceiro lugar, e a Harmony Brazil, empresa que fabrica móveis de luxo e está há três anos em Maringá fechou o Top 5.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Sair da versão mobile