Em noite de festa, empresária Vanessa Ferraz recebe o Prêmio Jovem Empreendedor do Ano
A empresária Vanessa Ferraz, head de E-commerce e Marketplace da Loja Emcompre e BF Colchões, recebeu na noite dessa sexta-feira, 2, o Prêmio Jovem Empreendedor do Ano.
A cerimônia de premiação foi no Moinho Vermelho durante jantar para centenas de convidados.
“Eu me sinto honrada. Fui membro do Copejem. Cresci no associativismo. Meu pai, meu avô, meu tio, todos nós participamos. Este reconhecimento é muito especial, parece até um sonho, porque tenho apenas seis anos de trajetória”, diz Vanessa.
Nestes seis anos, Vanessa esteve à frente de uma revolução no Grupo FA Maringá, que tem 55 anos de história, seis empresas e 800 colaboradores. A empresária criou a loja Emcompre que vende os produtos fabricados pela indústria do Grupo FA Maringá diretamente ao consumidor final, por meio de grandes marketplaces como Americanas, Amazon, Mercado Livre, entre outros.
A operação de e-commerce representa hoje 30% do faturamento total do grupo familiar e com previsão de crescimento. “Somos líder nº 1 na nossa categoria de venda no marketplace e nossa meta é alcançar mais um milhão de clientes no período de um ano”, explica Vanessa.
Para chegar até aqui a empresária precisou “se encontrar” num processo que passou pela faculdade de moda e a maternidade.
“Eu fiz faculdade de moda seguindo os passos de minha mãe e estagiei em uma das empresas da família, mas não ‘me encontrei’ nesse universo. Daí nasceu o Joaquim e eu me afastei da empresa para me dedicar à profissão de mãe. Neste meio tempo continuei estudando e fiz três cursos de MBA”, relembra Vanessa.
A Emcompre, além de um case de sucesso, é a prova de que empresas tradicionais e bem colocadas no mercado podem se reinventar e crescer ainda mais. O Grupo FA Maringá, sempre voltado para a venda ao lojista, descobriu que colchões também podem ser vendidos pela internet e diretamente ao consumidor. A associação a marketplaces conhecidos e um cadastro bem elaborado do produto fazem parte da receita de sucesso.
“Eu sou a terceira geração da família. A diretoria poderia ter dito: ‘para que mexer no que está dando certo’, mas eles me acolheram e me deram a oportunidade. Para os jovens empreendedores meu conselho é a frase de Jeff Bezos, fundador da Amazon: ‘Work hard, have fun and make history’. Trabalhe duro, divirta-se e faça história”, conclui Vanessa.
Orgulhoso, o pai de Vanessa, o empresário Luiz Fernando Ferraz, diz que se emociona ao acompanhar a trajetória da filha e sabe que ela vai ainda mais longe. “A Vanessa construiu uma carreira com muita dedicação, aprendizado e muita energia no dia a dia na Emcompre, que alcançou números exponenciais. E ela está sempre disposta a conquistar novos desafios. Estou com o coração repleto de orgulho”.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Michel Felippe, diz que Vanessa é uma empreendedora inovadora e muito persistente e dedicada. “Que este prêmio sirva de inspiração para os jovens, para as mulheres e todos os que querem empreender na nossa comunidade gerando emprego e renda, com inovação”, diz Felippe.
Expectativas do jovem empresariado
A cerimônia de entrega do Prêmio Jovem Empreendedor reuniu uma geração de jovens empresários que, a exemplo de Vanessa, estão trabalhando duro e fazendo história em Maringá.
O Portal GMC Online conversou com alguns deles para colher impressões sobre os desafios que estão por vir em 2023 e como eles estão se preparando.
Lucas Peron
O economista e presidente do Copejen Lucas Peron está otimista em relação a 2023. Ele é proprietário da Uniformes Paraná, que tem 45 colaboradores.
“Acredito que mesmo com as incertezas que ainda temos com relação a guerras, eleições, inflação e cenário econômico externo, teremos um 2023 com muitos desafios, mas positivo. Vai ser um ano para melhorar a gestão, processos, olhar da porteira para dentro e deixar a empresa o mais eficiente possível para conseguir navegar melhor em 2023. E por isso, temos metas de expansão. Estamos iniciando a revisão do planejamento para 2023. O maior desafio que enxergamos é com relação à mão de obra qualificada. Nosso setor tem sofrido muito com a falta de qualificação”.
Sobre a escolha de Vanessa Ferraz para o prêmio, Lucas diz que ficou muito feliz:
“A Vanessa tem uma trajetória empresarial de muito sucesso, dinamismo e inovação e é ex-membro do Copejem. Quando várias entidades indicam e elegem alguém que passou pelo conselho, valida o nosso trabalho de formação de lideranças. Além disso, a Vanessa é a primeira mulher a receber esse prêmio, uma homenagem importante que já deveria ter acontecido há alguns anos, porque as mulheres estão há muito tempo criando negócios de sucesso e sendo protagonistas das suas histórias”.
Thiago Ramalho
O CEO da Gela Boca Sorvetes, Thiago Ramalho, que coordena uma equipe de 140 colaboradores, diz que a empresa está apostando na retomada e vai investir na expansão do negócio.
“Acredito que dependendo dos resultados das eleições, podemos ter um primeiro trimestre mais morno, porém aqui estamos apostando em um ano de retomada e vamos investir na expansão do nosso negócio. Nossa meta é crescer 30% ao ano. O maior desafio é a capacidade de investimento, o dinheiro está caro e as margens de lucro menores, o que atrapalha a geração de caixa da empresa”.
Sobre o reconhecimento do trabalho de Vanessa Ferraz, Thiago disse que a escolha foi excelente:
“Achei a escolha excelente. Além de ser a primeira mulher homenageada, a revolução que ela causou e os resultados com o Emcompre são incontestáveis”.
Maria Victoria
A deputada estadual Maria Victória também participou da cerimônia em homenagem à amiga. Maria Victória é sócia-proprietária da escola de ensino bilíngue Saint Helena. A empresa tem planos de abrir uma nova unidade em Guarapuava, no ano que vem:
“Esperamos que em 2023 o Brasil continue gerando empregos e crescendo. Estamos melhor que a Europa e os Estados Unidos, apesar da pandemia e da guerra. Temos duas unidades da Saint Helena, uma em Maringá e outra em Salvador (BA) e vamos abrir novas escolas. Uma com certeza será inaugurada em 2023, em Guarapuava”.
Maria Victoria lembra que o filho de Vanessa Ferraz, Joaquim, de 15 anos, estudou na Saint Helena:
“A Vanessa sempre foi uma mãe de aluno muito participativa. A escolha dela como Jovem Empresária do Ano foi excelente. Ela é guerreira e um orgulho para todas as mulheres. Para o pai de Vanessa, Luiz Fernando, aniversariante nessa sexta-feira, 2, a homenagem à filha foi um grande presente”.
Cesar Couto
O diretor-executivo da Lowçucar, César Couto, também está otimista em relação a 2023, embora o varejo esteja trabalhando há um tempo com margens de lucro mais apertadas:
“Estamos estimando um crescimento de no mínimo 10% em relação a 2022. Para isso, apostamos no lançamento de novos produtos, serviços e na expansão no parque fabril. Estamos concluindo a nova fábrica que terá 10 mil metros quadrados, quase o dobro da atual”.
Para César, Vanessa Ferraz é uma referência em e-commerce:
“Nós fazemos parte do Núcleo de E-commerce da Acim e a Vanessa sempre foi uma referência. Muito merecedora do prêmio e o Copejem, há um bom tempo, estava torcendo para que uma mulher fosse premiada”
Erike Almeida
O especialista em engenharia de software Erike Almeida, co-fundador e CEO do Grupo Tecnospeed, com 210 colaboradores no modelo home office em 13 estados do país, é outro exemplo de empresário que vê a qualificação de profissionais como um grande desafio.
“Precisamos de profissionais qualificados para suprir a demanda gerada pela transformação digital, impulsionada pela pandemia. A política causa incertezas na economia, mas existe demanda de mercado para inovação e tecnologia. A Tecnospeed projeta crescimento de 30% este ano e de 35% para 2023 com a entrada no mercado de diversos projetos que atualmente estão incubados no nosso laboratório de inovação, o SpeedLab”.
Sobre o Prêmio Jovem Empreendedor, Erike é só elogios:
“Vanessa Ferraz se destaca pela Inovação, vem reinventando o modelo de negócios da família, jovem que inspira, o prêmio é merecido”.