Entenda como vai funcionar o BiPay, novo aplicativo do transporte coletivo em Maringá


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) anunciou o início da implantação do BiPay, novo aplicativo de pagamento e recarga do transporte coletivo em Maringá. A novidade será implementada gradualmente nos 250 ônibus que circulam diariamente pela cidade.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Luciano Brito, o aplicativo estará disponível para sistemas Android e iOS nos próximos dias e permitirá pagar a tarifa com cartão de crédito ou débito e possibilitar recarga via Pix. O sistema será integrado ao modelo atual de bilhetagem, permitindo mais agilidade e novas opções de pagamento.

LEIA TAMBÉM: Decreto permite compra de crédito de ônibus do transporte coletivo com Pix em Maringá

Foto: Rafael Macri | PMM

Brito tranquilizou os usuários e garantiu que o cartão “Passe Fácil” continuará funcionando normalmente durante o período de transição, com todos os créditos mantidos até a conclusão da migração. “Essa mudança vem para melhorar e será feita por meio desse aplicativo. Queremos oferecer mais qualidade no atendimento e gestão eficiente dos dados”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Homem fez menina de 12 anos posar nua e a obrigou a beber água de vaso sanitário no PR

Para passageiros eventuais, sem o aplicativo, será possível pagar a passagem com cartão por aproximação, mas sem direito à integração. Já o QR Code, voltado para quem deseja utilizar o serviço apenas uma vez, também não permitirá integração tarifária.

Conforme decreto municipal, a partir desta terça-feira, 12, a Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) poderá disponibilizar um aplicativo que ofereça:

Os usuários do aplicativo digital terão direito à Integração Temporal Inteligente, que permite utilizar a tarifa paga no primeiro ônibus para embarcar em outro, dentro de um intervalo de tempo estabelecido, sem cobrança integral de nova passagem. Também terão direito a um desconto de 15% nas viagens feitas entre 8h30 e 11h30 e entre 13h30 e 16h30.

O decreto ainda prevê integração com o sistema metropolitano nas linhas diretas entre Maringá, Sarandi e Paiçandu. Nesses casos, o passageiro pagará a tarifa integral no primeiro ônibus e 50% no segundo, respeitando o intervalo de tempo.

As regras definem que a integração temporal só será possível com o Cartão Passe Fácil ou com o aplicativo digital; será permitida apenas uma integração por usuário, em até dois trajetos distintos, e não será possível utilizar a integração na mesma linha da viagem anterior. O crédito de integração é exclusivo do passageiro pagante e não pode ser transferido, sob pena de penalidades.

A TCCC informou que a implantação será feita por etapas. Nesta primeira fase, já estão operando as gratuidades. As demais funções serão ativadas gradualmente, conforme cronograma a ser divulgado pela Prefeitura e pela empresa.

Sair da versão mobile