Texto atualizado para acrescentar detalhes das duas duas chapas que, por decisão unânime dos integrantes dessa Comissão Eleitoral da Sociedade Rural de Maringá, foram impugnados.
A eleição da Sociedade Rural de Maringá (SRM), que estava prevista para esta terça-feira, 12, foi suspensa pela Comissão Eleitoral da entidade. A decisão foi tomada após consenso entre as chapas concorrentes e em atenção à necessidade de garantir transparência, credibilidade e harmonia institucional no processo eleitoral.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Segundo a Comissão Eleitoral, os candidatos impugnados, incluindo Henrique Pinto e Daoud Nasser, da chapa “Rural Raiz N.22”, e Viniccius Feriato e Maria Iraclézia de Araújo, da chapa “Um legado para gerações”, não comprovaram o exercício efetivo da atividade agropecuária, conforme exigido pelo § 2º do artigo 38 do Estatuto Social. Embora tenham apresentado documentação relacionada à propriedade rural, a Comissão entendeu que os documentos não atendem aos critérios estabelecidos para os cargos.
A decisão de suspensão das eleições, conforme explicou a Comissão, foi tomada com base no princípio da boa-fé e com o objetivo de garantir a transparência, a credibilidade e a harmonia institucional do processo. Como não havia tempo hábil para a substituição dos candidatos impugnados, tanto a Comissão quanto os representantes das duas chapas optaram por adiar a votação.
“A Comissão vem envidando esforços para o saneamento do processo eleitoral e, em conjunto com as duas chapas, definirá uma nova data para as eleições, a qual deverá ocorrer até o final deste mês”, informou em nota oficial. A entidade reiterou seu compromisso com a transparência, a lisura do processo e o respeito às normas estatutárias, buscando assegurar que todos os associados exerçam seu direito ao voto em um processo justo e regular.
LEIA TAMBÉM: Justiça dá prazo de cinco dias para que casal vacine filhos no Paraná
A nova data da eleição deve ser definida em conjunto com as chapas e ocorrerá até o final deste mês.