Entenda o que deixou milhares de imóveis de Maringá sem energia elétrica

Moradores de Maringá foram surpreendidos por um “apagão” de energia elétrica no fim da manhã desta sexta-feira, 30. Em várias regiões da cidade, os imóveis ficaram no escuro por alguns minutos.
Segundo informações da Copel, houve uma “intercorrência” na subestação da empresa na saída de Maringá para Campo Mourão. Os Bombeiros informaram que foi um incêndio dentro da subestação.
Segundo a tenente Luisiana Guimarães, do Corpo de Bombeiros, houve um superaquecimento de geradores.
“O incêndio foi controlado. Os funcionários da Copel iniciaram o combate no local e nós fomos concluir. Foi bem rápido e não teve maiores problemas e nem feridos na ocorrência. A informação que tivemos é que houve um superaquecimento dos geradores e isso causou o início do incêndio”, disse a tenente.
Em nota, a Copel informou que a recomposição do sistema de distribuição de energia em Maringá foi concluída às 12h41, após o desligamento causado por uma falha no equipamento responsável por regular a tensão do circuito a níveis compatíveis com os instrumentos de medição, na subestação de transmissão de energia localizada na saída para Campo Mourão, às 11h05.
A interrupção no fornecimento de energia, segundo a empresa, chegou a afetar 118 mil unidades consumidoras, sendo que, destas, quase 48 mil ficaram sem energia por dois a quatro minutos. O trabalho de religação iniciou imediatamente e foi sendo feito de modo gradativo, até a transferência de todas as cargas.
“Houve um princípio de chamas no interior do equipamento na subestação, e o Corpo de Bombeiros foi acionado para dar apoio ao trabalho em razão da especificidade da ocorrência. O fogo foi controlado sem afetar qualquer outra estrutura da unidade. A subestação permanece parcialmente desligada e isolada para a substituição do equipamento defeituoso”, completa a nota.
Texto modificado às 15h43 para acrescentar a nota atualizada da Copel.
