Equipes do Saúde da Família de Maringá estarão completas em setembro


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá

A Secretaria de Saúde de Maringá anunciou que, a partir de 8 de setembro, os profissionais contratados por processo seletivo simplificado (PSS) começam a atuar, completando as 99 equipes do programa Estratégia Saúde da Família nas 35 unidades básicas de saúde da cidade. Entre os profissionais estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e assistentes sociais. As inscrições para o PSS vão até 17 de agosto.

Além disso, a Prefeitura está contratando 40 médicos plantonistas, que iniciam em 22 de agosto, atuando em UPAs, Pronto Atendimento à Criança (PAC), Hospital Municipal e serviços de saúde mental. Eles se somam a outros 78 plantonistas já contratados, compondo escalas de 6, 12 ou 24 horas, conforme edital de credenciamento.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik | Reprodução

Segundo o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a recomposição das equipes é fundamental, já que pesquisas indicam que 70% das causas de saúde pública podem ser atendidas em unidades básicas de saúde, reforçando a importância da atenção primária.

LEIA TAMBÉM: Alerta de tempo seco atinge 286 cidades no Paraná, incluindo Maringá; veja lista completa

A Secretaria de Saúde do Paraná também anunciou que nesta quinta-feira, 14, serão aportados R$ 9,5 milhões no Hospital Municipal e no Hospital Santa Rita, ambos atendendo pelo SUS.

O anúncio faz parte do Plano Plurianual da Saúde, concluído nesta terça-feira, 12, que estabelece as diretrizes da saúde pública em Maringá pelos próximos quatro anos e inclui melhorias estruturais, recomposição de equipes e fortalecimento dos serviços de urgência e emergência.

Sair da versão mobile