Escritor, jornalista e criador do MEM, Antonio Roberto de Paula recebe título de Cidadão Benemérito de Maringá


Por Redação GMC Online

Em junho deste ano, a Câmara Municipal de Maringá aprovou por unanimidade o projeto de lei de outorga do título de cidadania benemérita ao escritor, jornalista e criador do Museu Esportivo, Antonio Roberto de Paula. A sessão solene para a entrega da honraria está marcada para o próximo dia 30, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal.

Foto: Divulgação

O projeto de lei é de autoria do presidente do legislativo maringaense, vereador Mário Hossokawa. A homenagem coincide com as comemorações de dez anos do Museu Esportivo, casa da memória esportiva que abriga mais de 15 mil itens históricos que contam a história de diversas modalidades do esporte de Maringá, do Paraná e do país por meio de camisas, fotografias, flâmulas, faixas, taças, troféus, medalhas, bolas, documentos, jornais, revistas, álbuns, farto material impresso, entre outros itens.

O MEM, local de homenagens e de visitas de ídolos do esporte brasileiro, que se estabeleceu como uma referência para historiadores, pesquisadores e esportistas em geral, se mantém com o apoio de patrocinadores e colaboradores, tendo De Paula na direção ao lado de sua esposa, a também jornalista Simone Labegalini.

No dia 30, após a solenidade, haverá um jantar comemorativo aos dez anos do MEM na sede campestre do Sindicato dos Bancários de Maringá.

Foto: Divulgação

O presidente do Legislativo, Mário Hossokawa, destacou o trabalho de mais de 30 anos de De Paula nos veículos de comunicação e em órgãos públicos – foi coordenador de imprensa da Câmara Municipal de Maringá e secretário de Comunicação na Prefeitura de Maringá -, comentou sobre a mais de uma dezena de livros publicados tendo Maringá como principal foco e ainda sobre a criação do Museu Esportivo.

“Conheço o De Paula há mais de trinta anos, é um amigo, trabalhei com ele e acompanho seu trabalho, sempre se destacando, há dez anos ele criou o Museu Esportivo, um orgulho para Maringá; sou muito econômico na concessão de títulos honoríficos, esta homenagem me dá muita satisfação e alegria porque ele é merecedor; por sermos representantes da população no poder Legislativo, este título é o reconhecimento da nossa cidade por tudo o que ele tem realizado e vai continuar realizando.”

De Paula, que chegou com seus pais em Maringá na década de 1950, onde seus avós paternos já estavam residindo, agradeceu o título, afirmando estar eternamente grato a Hossokawa e demais vereadores. “É motivo de muita alegria, muita gratidão. Meus familiares também estão muito contentes. Não tem como não lembrar dos meus avós, tios e meu pai, que já não estão entre nós. Este título eu dedico a todos os meus familiares, aos amigos que conquistei ao longo desses anos e dedico aos amigos colaboradores do Museu Esportivo, que me ajudaram a realizar o sonho de criar um espaço da memória esportiva na nossa cidade.”

Sair da versão mobile