Especialista português destaca expansão dos vinhos lusitanos no Brasil durante jantar vínico em Maringá
O especialista em vinhos Pedro Mendonça participou na noite desta terça-feira, 14, em Maringá, de um jantar vínico que celebrou a tradição e a diversidade dos vinhos portugueses no Brasil. O evento ocorreu em um restaurante conceituado e reuniu convidados para uma experiência gastronômica harmonizada com rótulos do grupo Amorim, incluindo vinhos da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo e da Tabodella.
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Pedro Mendonça, que vive entre Portugal e Brasil, é fundador da empresa WEDO Inspiring Brands, especializada em ativação e promoção de marcas ligadas ao setor vitivinícola português. O empresário já morou em Maringá por sete anos e tem uma longa trajetória na divulgação dos vinhos de seu país no mercado brasileiro.

“Portugal tem uma ligação histórica com o Brasil e vem investindo fortemente para aproximar o público brasileiro de seus vinhos. Hoje, os consumidores encontram rótulos de alta qualidade, com preços acessíveis e estilos diversos”, afirmou Mendonça em entrevista ao GMC Online.
Entre os diferenciais do vinho português, o especialista destaca a tradição milenar, a produção com mais de 300 variedades de uvas (ou “castas”, como são chamadas em Portugal) e o cuidado artesanal dos produtores. “O vinho está no coração do povo português. Faz parte da nossa cultura e da nossa mesa”, disse.

Mendonça também comentou sobre tendências atuais no mercado: vinhos com menor teor alcoólico, a crescente valorização de brancos e rosés, antes considerados de menor prestígio, e a inovação nos rótulos, que têm se tornado verdadeiras obras de arte.
“O consumidor está cada vez mais exigente. Hoje, é difícil encontrar um vinho ruim no mercado. A qualidade está alta em todos os países. Mas Portugal tem o diferencial da história, da autenticidade e da diversidade”, completou.

