Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Espetáculo de teatro para as infâncias estreia em Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 03/06/2025 às 14h54
Ouvir: 00:00

No dia 13 de junho, às 15h no Teatro Reviver Magó, estreia em Maringá o espetáculo para as infâncias “Onde encontro um lugar”, dirigido por Fernando Ponce, com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano em cena.

image
Foto: Ana Rodes

Livremente inspirado no livro “O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo”, de Charlie Mackesy, o espetáculo convida as crianças a construírem suas próprias narrativas e interpretações por meio de sons e cheiros e da experimentação de texturas e sensações, manuseando tintas feitas de elementos naturais.

No centro da história está uma criança perdida, que carrega um sonho simples e profundo: encontrar um lugar. Em sua jornada, ela cruza caminhos com outros seres também à deriva. Juntos, seguem o curso de um rio, sem mapas nem certezas, guiados apenas pelo desejo de pertencimento.

Com poesia e delicadeza, a obra fala sobre diferenças, encontros e a busca por um sentido comum. Há a presença da Língua Brasileira de Sinais (Libras) integrada à cena, com os atores falando o texto em português e em Libras. A equipe de acessibilidade acompanhou e auxiliou em todo o processo de tradução do texto e adaptação para a cena.

O projeto é viabilizado pelo Prêmio Aniceto Matti e inclui atividades formativas, como a palestra “Infâncias que sentem, pensam e criam: o lugar da arte no começo da vida”, com Caroline Castro; e a oficina “Teatro para as infâncias: na teoria e na prática”, com Fernando Ponce. Todas as atividades são gratuitas.

As Infâncias

Fernando Ponce é licenciado em Artes Cênicas pela UEM, artista, professor do ensino fundamental e, atualmente, faz Mestrado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde pesquisa o teatro voltado para as infâncias. Foi lá que surgiu a discussão sobre o tema, problematizando o discurso da universalização da “infância”, sem considerar o recorte social, histórico e cultural. A partir dessa indagação, surgiu o disparador do processo criativo do espetáculo: como pensar o Teatro para as Infâncias (diversas, plurais e sensíveis) sem esbarrar no moralismo didático estereotipado que, muitas vezes, subestima a criança?

Para Fernando, a criança é um sujeito ativo, dotado de sensibilidade, capaz de perceber sutilezas, entender e questionar. Enquanto sujeito, ela deve ser tratada com respeito. Por isso, a proposta cênica é focada na experiência sensorial e imagética delas, sem infantilizar a linguagem, sem abusar de uma estética colorida e sem passar uma “moral da história” ou tentar ensinar algo. É um convite à fruição, à interação, provocando associações que podem ser acessadas pelo sentir. Porque há coisas que não precisam ser entendidas, mas sentidas.

A escolha pelo termo “teatro para as infâncias”, em detrimento de “teatro infantil”, é um posicionamento ético, estético e político, que busca considerar que há uma diversidade de infâncias, atravessadas por questões como territórios, corpos e outros marcadores sociais. O espetáculo é pensado para todas as crianças de todas as idades, incluindo bebês.

Serviço:

Espetáculo “Onde encontro um lugar”
Direção: Fernando Ponce
Com Bárbara Bittencourt e Leonardo Fabiano

Apresentações
Sexta 13/06 às 15h e às 20h
Sábado 14/06 às 16h e às 20h
Domingo 15/06 às 9h e às 16h

Local: Teatro Reviver Magó
Classificação Livre
Todas as apresentações contam com interpretação em Libras.

Atividades Formativas

Ação 1:
Dia 7 de junho de 2025, das 9h às 11h
Palestra: “Infâncias que sentem, pensam e criam: o lugar da arte no começo da vida” com Caroline Castro
Classificação Livre
Com acessibilidade em Libras

Ação 2:
Dia 7 de junho de 2025, às 13h30
Oficina: “Teatro para as infâncias: na teoria e na prática”.
Oficineiro: Fernando Ponce
Classificação Livre.

As duas oficinas acontecerão no Espaço Trilha do Brincar (Av. Brasil, 309 – Zona 08).

Mais informações no instagram @ensinearte

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação