O temporal que atingiu Maringá no sábado, 7, ainda segue causando prejuízos. Na manhã desta terça-feira, 10, cerca de 14 mil imóveis continuavam sem energia elétrica. No total, cerca de 80% das unidades que tiveram o fornecimento de luz interrompido por causa dos estragos da chuva, já tiveram o fornecimento normalizado, de acordo com a Copel – o número chegou a 65 mil.
As equipes da Prefeitura, Copel, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal seguem nas ruas e para realizar a limpeza, desobstrução das vias e atendimento das famílias. No total, mais de 150 árvores de grande porte foram recolhidas até o momento, conforme a Prefeitura de Maringá. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros entregaram mais de 350 lonas para a comunidade.
Semáforos
A força-tarefa da Prefeitura de Maringá recuperou todos os semáforos danificados pelo forte temporal. Apenas quatro pontos não funcionam devido à falta de energia. Os semáforos nos cruzamentos do Contorno Norte com Avenida Franklin Delano Roosevelt, Avenida Horácio Raccanello com Rua Gaspar Ricardo e Avenida Morangueira com Rua das Orquídeas não funcionam devido à falta de energia. Os locais foram sinalizados pelas equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana. Na Avenida Colombo com a Avenida Sincler Sambatti o semáforo funciona com auxílio de gerador e agentes orientam os motoristas.
Unidades escolares
Nesta terça-feira, 10, as aulas foram retomadas nas escolas municipais Professor José Darcy de Carvalho, Professora Odete Alcântara e Professora Lídia Ribeiro Dutra, onde não houve atendimento na segunda, 9, devido ao temporal. Não há aulas no Cmei Nilza de Oliveira Pipino.
Cras
A energia elétrica também foi retomada nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Ney Braga, Mandacaru, Morangueira, Branca Vieira, Unidade São Judas Tadeu, Santa Clara e Iguatemi. Os atendimentos técnicos e agendamentos voltaram a ser realizados nas unidades normalmente nesta terça, 10.
Saúde
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguem abertas nesta terça-feira, 10. A energia elétrica foi retomada nas UBSs Quebec e Pinheiros e todos os atendimentos estão normalizados desde segunda, 9. Nos casos das UBSs Ney Braga, Mandacaru, Vila Esperança, Império do Sol, Grevíleas e UASF Licce é necessário procurar outras unidades para atendimentos como vacinação, retirada de guias de consultas e exames especializados e atendimento de farmácia para medicação psicotrópica e outros de uso contínuo. As consultas médicas seguem em todas as unidades.
O atendimento também foi normalizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Orientação
A Prefeitura de Maringá orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores pois há risco de eletrificação. Para solicitar a retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação pelo telefone 156, aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura (acesse aqui).
Com informações da Prefeitura de Maringá