Jovem faz vaquinha para pagar despesas de curso no Vale do Silício


Por Monique Manganaro

Um programa de empreendedorismo elegeu, em todo o mundo, 500 pessoas para estudarem no Vale do Silício, nos Estados Unidos, região de referência mundial em tecnologia e informática. Entre os selecionados está a estudante Nádia Dias, de 18 anos, aluna do curso de Física na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“Eu jamais imaginaria que uma criança neta de ativistas do MST [Movimento Sem Terra] pudesse ter a oportunidade de estudar durante 3 semanas no maior polo tecnológico do mundo. A ficha não caiu até hoje. Faz tempo que venho tentando ganhar uma bolsa desse tipo e quando a gente ganha, a ficha não cai. Estou muito feliz e animada”, afirma.

Aluna de escola pública desde a infância, Nádia foi selecionada entre mais de 30 mil candidatos e ganhou uma bolsa de estudos de três semanas para a TrepCamp, curso totalmente gratuito. No entanto, outros gastos da viagem precisam ser custeados pelo próprio aluno.

A jovem, moradora de Sarandi, diz que, atualmente, a família não tem recursos suficientes para arcar com todas as despesas da ida até os Estados Unidos, que envolvem gastos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte.

A saída, então, foi recorrer a uma “vaquinha” online e buscar a ajuda de desconhecidos para realizar o grande sonho. O objetivo de Nádia, agora, é arrecadar R$ 25 mil até o dia 29 deste mês.

“Como minha bolsa cobre apenas 20% das despesas, preciso arcar com uma média de R$25.000. Isto inclui acomodação ($1.406), taxa de matrícula ($981,22), alimentação, passagens de avião e táxi para quando eu chegar em São Francisco”, explica.

Ela afirma que buscou a ajuda, também, de políticos e empresários da região, e agora planeja outras ações para conseguir o valor integral. “Estou pensando em vender doces e rifas pra arrecadar dinheiro também”, diz.

As contribuições para a estudante podem ser feitas diretamente na vaquinha online criada por ela, ou via depósito bancário (agência: 1861; conta: 3714-8; Caixa Econômica Federal).

Sair da versão mobile