Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Estudo vai apontar qual o melhor trajeto para as linhas de ônibus


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 16/05/2019 às 13h00 Atualizado 21/02/2023 às 23h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma empresa multinacional está elaborando um estudo de graça para a Prefeitura de Maringá, que deve apontar o melhor sistema para o transporte coletivo. Uma alternativa é o “troncal”.

O sistema de transporte coletivo em Maringá não é unanimidade. Tem usuário que está muito satisfeito, como é o caso da Jessica Gomes. “Eu pego o Rebouças e o Parque Hortência, a frequência é rápida e não tenho do que reclamar. Em 10 minutos estou em casa”, diz Jessica.

Mas tem aquele que está a ponto de desistir de andar de ônibus. A Patrícia Oliveira reclama. “No Jardim Oriental, onde moro, o ônibus demora muito e é bem difícil porque já vem cheio e fica bem apertado. Tinham que ter umas duas linhas”, relata.

A solução pode ser a remodelação de linhas e horários. O secretário de mobilidade urbana Gilberto Purpur disse que uma empresa está elaborando um estudo sobre as linhas, itinerários e horários dos ônibus da cidade.

Serão apresentadas alternativas para que a viagem seja mais eficiente, ou seja rápida para o usuário e econômica para o sistema de transporte. Uma possibilidade é o sistema “troncal”. 

“Neste sistema se tem linhas principais diretas, com intervalos menores, e alimentadoras que trazem as pessoas dos bairros para estas linhas troncais”, explica Purpur.

Ainda não há prazo para a finalização do estudo. “Na realidade nós ganhamos este estudo de uma empresa privada e ele está na fase da coleta de dados – do sistema viário, contagem de passageiros, origem e destino”, relata o secretário.

O estudo será implantado de acordo com o que ele apontar. Se houver necessidade de obras, como corredores exclusivos, então a implantação vai depender de recursos e projetos.

Ouça a reportagem na CBN Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação