05 de maio de 2025

Ex-arcebispo de Maringá está entre os cardeais que devem escolher novo papa


Por Thiago Danezi Publicado 21/04/2025 às 11h05
Ouvir: 03:31

Com a morte do Papa Francisco, anunciada nesta segunda-feira, 21, a Igreja Católica se prepara para o Conclave que elegerá o novo pontífice. E entre os sete cardeais brasileiros aptos a participar da eleição, um tem forte ligação com Maringá: João Braz de Aviz, que já foi arcebispo da cidade.

Com 77 anos, o cardeal é o mais velho entre os brasileiros que podem votar, já que o limite estabelecido pelo Vaticano é de 80 anos. Ele tem uma longa trajetória na Igreja e ocupou a Arquidiocese de Maringá entre 2002 e 2004, antes de ser transferido para Brasília. Seu tempo na cidade pode ter sido breve, mas marcou sua trajetória pastoral e reforça a presença de Maringá na história recente da Igreja Católica.

cq5dam.thumbnail.cropped.750.422
Foto: Vatican News | Divulgação

Natural de Mafra (SC), mas criado em Borrazópolis, no interior do Paraná, Aviz tem uma formação sólida: estudou Filosofia em Curitiba, Teologia em Roma, e foi reitor e professor de Teologia Dogmática em Londrina. Foi ordenado padre em 1972, na Catedral de Apucarana, e passou por diversas cidades do Paraná antes de ganhar projeção nacional e internacional.

Além de sua atuação no Brasil, o cardeal tem destaque no Vaticano. Desde 2011, é prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, um dos mais importantes da Cúria Romana. Ele também participou do Conclave de 2013, que elegeu o Papa Francisco.

Sete brasileiros no Conclave

Entre os 138 cardeais com menos de 80 anos aptos a votar no Conclave, sete são brasileiros. São eles:

  • Sérgio da Rocha (Primaz do Brasil, 65 anos)
  • Jaime Spengler (presidente da CNBB, 64 anos)
  • Odilo Scherer (arcebispo de São Paulo, 75 anos)
  • Orani Tempesta (arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos)
  • Paulo Cezar Costa (arcebispo de Brasília, 57 anos)
  • Leonardo Ulrich Steiner (arcebispo de Manaus, 74 anos)
  • João Braz de Aviz (arcebispo emérito de Brasília, 77 anos)

O único brasileiro fora da votação é Raymundo Damasceno, de 87 anos, que ainda assim será convidado para integrar as discussões do Colégio dos Cardeais.

O Conclave deve começar em até 20 dias após a morte do Papa, conforme as regras da Igreja. Até lá, os cardeais devem se reunir no Vaticano para tomar decisões emergenciais e organizar os próximos passos da sucessão papal.

O que é o Conclave?

É o processo oficial da Igreja Católica para a escolha de um novo Papa. Realizado na Capela Sistina, no Vaticano, ele reúne todos os cardeais com menos de 80 anos de idade, considerados aptos a votar. Durante o Conclave, os cardeais ficam isolados do mundo externo até que se chegue a uma decisão. A votação é secreta e pode durar vários dias. Para que um novo pontífice seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação