07 de junho de 2025

Ex-garçom vira dono do Outback Maringá; restaurante tem data para abrir


Por Ivy Valsecchi Publicado 23/04/2023 às 11h43
Ouvir: 08:28
O gaúcho Jonatas S. Petrini de Almeida é o proprietário do Outback Maringá. Foto: Arquivo pessoal.

A história do gaúcho Jonatas S. Petrini de Almeida, de 43 anos, com o Outback Steakhouse, começou há nove anos, quando ele participou da inauguração da unidade em Porto Alegre, cidade onde nasceu. Desde então, trilhou um caminho que o levou a se tornar proprietário do primeiro Outback de Maringá, que será inaugurado nesta segunda-feira, 24 – veja abaixo os detalhes.

Em entrevista ao GMC Online, Jonatas contou detalhes da sua história e falou sobre a expectativa para a chegada da marca em Maringá – confira abaixo.

GMC Online: Qual é a sua história com o Outback? Como tudo começou?

Jonatas S. Petrini de Almeida: Tudo começou há 9 anos, participei da inauguração do Outback Barra Sul de Porto Alegre, onde comecei minha trajetória no Outback como waiter (atendente de restaurante), depois passei a treinador, gerente de plantão, assitent e por fim alcancei o cargo de manager do Barra Sul, até chegar agora ao posto de Prop da primeira unidade de Maringá.

GMC Online: Sempre foi um desejo trabalhar e chegar a ser dono?

Jonatas S. Petrini de Almeida: Sim, quando estava no Barra Shopping tive a oportunidade de trabalhar com duas proprietárias; a primeira foi a Juliana, que me mostrou a paixão que é ser do Outback e o caminho para chegar lá, sempre me incentivando muito e criando o grande carinho pela marca. Com a Renata a que assumiu depois me desenvolvi muito e ela foi responsável por mostrar do que eu era capaz e fazer com que eu buscasse o crescimento. Fico muito grato por ter trabalhado com as duas e estar no Outback, que já tem por premissa desenvolver as pessoas que começam na operação, tanto no salão quanto dentro da cozinha, e desenvolver o pessoal até que tenham a possibilidade de chegar ao cargo de sócio proprietário, assim como eu cerca de 90% dos props começaram na operação.

GMC Online: Quais são os critérios para se tornar um proprietário do Outback?

Jonatas S. Petrini de Almeida: O Outback possui um modelo próprio de negócio, que trabalha apenas com sócios, para isso há um processo interno para a abertura de uma nova unidade, que envolve um sócio com experiência em varejo e setores ligados à hospitalidade. Hoje mais de 90% dos sócios-proprietários dos restaurantes aqui do Brasil já eram outbackers, ou seja, pessoas que assim como eu trilharam um caminho dentro do restaurante até chegar ao lugar de sócio, pessoalmente isso é uma grande conquista para mim.

GMC Online: Quando surgiu o Outback? Idealizado por quem? Qual foi a primeira unidade?

Jonatas S. Petrini de Almeida: A primeira unidade surgiu na cidade de Tampa na Flórida (EUA) em 1988, o Outback foi criado por quatro empreendedores Chris T. Sullivan, Robert D. Basham, Tim Gannon e Trudy Cooper que decidiram criar um restaurante que fugisse dos padrões da época. Naqueles tempos, o filme Crocodilo Dundee era um grande nome dos cinemas americanos e as paisagens maravilhosas da Austrália deram inspiração para que o restaurante tivesse essa temática australiana. Assim nasceu o Outback, um lugar especializado em carnes inspirado no país do canguru. Até hoje usamos essas referências, o próprio layout das unidades guia nossos clientes por diversas regiões do país, além de trazer símbolos tradicionais, como os nomes usados nos pratos do menu, inspirados na cultura australiana. Cada detalhe é pensado para proporcionar uma verdadeira viagem pelo Outback australiano.

GMC Online: Quantas unidades existem atualmente e em quantas cidades?

Jonatas S. Petrini de Almeida: Com a inauguração de Maringá temos hoje 145 unidades por todo o Brasil espalhadas em 58 cidades. No mundo temos Outback em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania.

GMC Online: Como se deu a escolha por Maringá e quais as expectativas para a cidade?

Jonatas S. Petrini de Almeida: Maringá vai receber a 5ª unidade do Outback do estado do Paraná e foi escolhida porque prestamos atenção ao nosso público e vimos que as pessoas desejavam um Outback na região. O cliente paranaense nos recebeu de braços abertos desde a abertura da primeira unidade em Curitiba, então é uma alegria poder trazer essa novidade agora para Maringá.

GMC Online: Quais os planos de expansão? O Outback deve abrir em quais outras cidades ainda neste ano?

Jonatas S. Petrini de Almeida: A inauguração da unidade de Maringá é o sexto novo Outback de 2023, só na região Sul abrimos o restaurante de Caxias no começo de abril e vamos abrir um em Blumenau em maio. Ainda temos muitas novidades para este ano e os próximos, somos muito gratos pela recepção do público brasileiro e nossa meta é nos aproximarmos cada vez mais de nossos clientes.

Sobre o Outback Maringá

Outback Maringá. Foto: Divulgação.

A inauguração do Outback em Maringá foi anunciada em outubro do ano passado e ocorrerá nesta segunda-feira, 24 – veja abaixo os horários de funcionamento.

O espaço teve investimento de cerca de R$ 5 milhões, tem mais de 500m² e capacidade para 181 pessoas. No local, o público encontrará os tradicionais pratos do Outback como a Ribs On The Barbie, a Bloomin Onion e o chopp na caneca congelada, assim como os novos itens do cardápio, recém-lançados na campanha ‘Extraordinários’.

A operação é presencial e com atendimento via delivery – que expande sua área de entrega na região. A unidade gerou 72 postos de trabalho diretos.

“Estamos muito felizes em trazer mais uma opção de Outback para a região do Paraná e atender cada vez mais e melhor esse público. É um orgulho muito grande poder fazer parte disso, em mais uma inauguração e expandir a atuação do Outback dentro dessa praça. Estamos ansiosos para proporcionar muitos momentos de celebração entre famílias e amigos aqui na região”, afirma Wagner Villaverde, sócio-regional do Outback Maringá.  

Outback Maringá. Foto: Divulgação.

Sobre o Outback  

O Outback Steakhouse tem 145 restaurantes no Brasil e está presente em 57 cidades, 18 estados brasileiros e no Distrito Federal. No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania.

O primeiro restaurante no País foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion, o Outback caiu no gosto do brasileiro pela qualidade e sabor marcante da sua culinária, somados à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes. Inspirado na Austrália, o restaurante enfatiza vários aspectos da cultura australiana, como esporte, pontos turísticos, paisagens icônicas, tradições e lazer.

A rede Outback Steakhouse pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que ainda conta com as marcas Abbraccio e Aussie Grill.

ServiçoOutback Catuaí Shopping Maringá

Endereço: Av. Colombo, 9161 – Parque Industrial Bandeirantes – Shopping Catuaí.
Horário de funcionamento:  
Segunda a quinta: 11h30 às 22h
Sexta e sábado: 11h30 às 22h
Domingo: 12h às 21h30 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação