Expoingá é oficialmente adiada e nova data é anunciada

A Expoingá, Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, não terá edição em 2020. O evento, que seria realizada em maio deste ano, chegou a ser adiado para outubro.
No entanto, por causa do avanço do novo coronavírus, a Sociedade Rural de Maringá (SRM) anunciou nesta quinta-feira, 3, em uma live nas redes sociais, que o evento não será realizado este ano.
A feira é considerada o maior evento de Maringá e, primeiramente, seria realizada entre os dias 7 e 17 de maio. Depois, foi adiada e programada para ocorrer de 8 a 18 de outubro. Novamente adiada, a Expoingá 2020 seria a 48ª edição do evento, sendo a 25ª internacional, com o tema “Conecta você ao novo Agro”.
Durante pronunciamento, a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, ressaltou que a organização acompanhou a evolução do novo coronavírus, mas decidiu priorizar a segurança e a saúde de toda a população.
Maria Iraclézia destacou o grande de infectados e vítimas da doença, no Brasil e no mundo. Segundo ela, diante desse cenário, os dirigentes decidiram tomar a decisão de adiar, mais uma vez, a data de realização da 48ª edição da feira. “A decisão é para preservar a minha, a sua e a nossa segurança”.
Na live, a presidente da SRM aproveito a oportunidade para anunciar a nova data para a edição da feira. De acordo com a Sociedade Rural, a 48ª Expoingá ocorrerá entre 6 e 16 de maio de 2021.
Maria Iraclézia lembrou que os ingressos para shows que já foram vendidos continuarão valendo para o próximo ano. A feira também deve manter quase toda programação deste ano.
A organização ainda confirmou que o show do sertanejo Gusttavo Lima, que reúne milhares de pessoas todos os anos, está confirmado para 13 de maio de 2021.
Expoingá em números
Em 2019, a 47ª edição da Expoingá contou com onze dias de programação. O evento reuniu 1,3 mil expositores e mais de 7 mil animais de grande e pequeno porte expostos. Além disso, teve 28 shows com artistas nacionais, entre o palco principal e a Barraca Universitária.
Segundo a SRM, nas últimas edições, a Expoingá movimentou R$ 600 milhões em negócios, com um público superior a 500 mil visitantes.
Coronavírus em Maringá
Segundo o boletim mais recente sobre o novo coronavírus em Maringá, divulgado na tarde desta quarta-feira, 2, a cidade soma 105 mortes por covid-19.
Além disso, desde o início da pandemia, Maringá acumula 6.195 casos positivos. Desses, 5.322 pacientes já se recuperaram da doença e foram liberados do isolamento.
Os recuperados representam 85,9% do total de casos em Maringá, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. Só nesta quarta-feira, mais 168 pessoas foram consideradas recuperadas do novo coronavírus.
Outros 702 pacientes estão com o vírus ativo e permanecem em isolamento domiciliar e 66 estão internados (30 em UTI e 36 em enfermaria).