Com chifres gigantes, raça de boi chama atenção dos visitantes na Expoingá


Por Ricardo Freitas
Os chifres do ‘Boi Franqueiro’ são enormes e pode chegar a dois metros de uma ponta a outra. Foto: Ricardo Freitas

A 49° edição da Expoingá começou nesta quinta-feira, 4, com centenas de atrações nos pavilhões e barracas. Os visitantes têm acesso a novidades tecnológicas, artesanato, shows e entretenimento. No setor dos animais, também muita coisa tem chamado a atenção, uma das raças que se destaca pelo visual é o ‘Boi Franqueiro’. Os chifres desse animal são enormes e podem chegar a dois metros de uma ponta a outra.

O Franqueiro dominou o Sul do Brasil por séculos. De origem africana, foi trazido do Uruguai pelos padres jesuítas para a Serra Gaúcha, que recém começava a ser povoada. Depois de ser substituído por outras raças, o ‘Boi Franqueiro’ quase desapareceu e só permanece vivo graças a amantes da raça.

Os animais que estão na Expoingá, vieram da região de Cascavel (PR), e são de propriedade do criador Edgar Luiz Fedrizzi Filho. Ele é um dos 15 proprietários do sul do Brasil que criam cerca de mil animais da raça.

Quem toma conta do gado Franqueiro na Expoingá é Jair José Bueno. Ele disse ao GMC Online que cuida dessa raça há 15 anos, que viaja o Paraná todo em exposições, e que os animais têm mais valor afetivo do que de mercado.

“A gente cuida desses animais com muito amor e carinho, o Edgar está mantendo uma tradição da família e passando isso para outras gerações. Sobre valor, não tem valor certo, mas um boi desse pode sim valer mais que R$ 100 mil”, comentou.

Ele ainda afirma que os chifres do bicho são bem valiosos e procurados, que a cabeça de um boi adulto com os chifres pode valer mais de R$ 20 mil. “Muita gente procura isso para ornamento, nos Estados Unidos eles colocam em frente de carros, é muito comum ver em filmes, mas meu patrão não vende, ele geralmente dá para os amigos mais próximos e há uma fila grande de espera”, afirma.

Em todo Brasil, são pouco mais de 2 mil cabeças e cerca de 30 criadores oficiais, segundo informações da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Crioula Lageana (ABCCL).

A raça está no pavilhão de animais da Expoingá e a visitação é gratuita.

1/3
2/3
3/3

Foto: Ricardo Freitas

Confira

A cobertura do GMC Online na Expoingá 2023 é um oferecimento da Sanepar: “A vida é melhor com a Sanepar”.

Sair da versão mobile