Feirão do Imposto em Maringá conscientiza sobre carga tributária com diversas ações e participação na Expoingá
Durante o mês de maio, Maringá se torna palco para o Feirão do Imposto, ação promovida pelo Copejem (Conselho Permanente do Jovem Empresário de Maringá), que visa sensibilizar a população sobre os altos impostos embutidos nos produtos consumidos diariamente. A iniciativa, que faz parte de uma mobilização nacional organizada pela Conaje (Confederação Nacional de Jovens Empresários), destaca-se por ações estratégicas que engajam tanto consumidores quanto empreendedores locais.
Este ano, além da tradicional venda de produtos sem impostos, como chope, hambúrgueres, roupas, sorvetes e combustível, o Feirão contará com atividades diversificadas, incluindo a participação na Expoingá, exibição de vídeos informativos nos cinemas Cineflix, ações especiais durante a corrida Best Way e parcerias com o Maringá FC. Uma das ações mais relevantes será a instalação de um Impostômetro em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), permitindo que a população acompanhe em tempo real o impacto da carga tributária no cotidiano.

Arthur de Toledo Almeida, conselheiro do Copejem, destaca que mostrar de maneira tangível quanto o consumidor paga de imposto em cada produto é fundamental para uma conscientização mais efetiva. “Quando conseguimos mostrar os valores exatos dos impostos pagos, a população se torna mais consciente e engajada na cobrança de uma redução dessa carga tributária e maior eficiência na aplicação dos recursos”, afirmou.
O Feirão do Imposto é, além de uma mobilização de conscientização, uma plataforma de educação fiscal que busca estimular o debate sobre a Reforma Tributária no Brasil, especialmente entre os jovens empresários. O evento também oferece argumentos para que a sociedade questione a gestão pública e as políticas tributárias adotadas.
Com mais de 20 anos de história, o Feirão já conquistou resultados expressivos, como o impacto direto em 20 mil pessoas em 2024, 240 parceiros e 800 voluntários, além de uma repercussão financeira de 180 mil reais