
Programadores, desenvolvedores, hackers, gestores, pecuaristas, inventores e amantes de tecnologia iniciaram nesta quarta-feira, 3, às 19 horas, na sede do Escritório Regional do Sebrae, em Maringá, a 4ª edição do Hackathon Inova Agro, uma maratona para a criação de softwares e aplicativos que possam contribuir com o produtor rural.
A competição foi criada pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e faz parte da programação da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Maringá, a Expoingá, maior evento do agronegócio do noroeste paranaense. Segundo a presidente da SRM, Maria Iraclézia de Araújo, trata-se de uma competição saudável, reunindo, principalmente, universitários dos cursos de tecnologia, na busca de instrumentos tecnológicos para o setor produtivo. A competição é, também, uma forma de incentivo aos jovens para que deem vazão ao pensamento criador em favor da agricultura ou da pecuária, da agricultura familiar ou da grande produção.
A Hackathon é realizada pela SRM e pelo Sebrae, com apoio institucional da SRM Jovem, Software by Maringá, Sicredi Dexis, Unicesumar, UniCV e Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Segundo o consultor empresarial Bruno Aldana, do Sebrae, e coordenador do evento, a quarta edição da Hackathon começa antes da abertura da Expoingá. Os grupos participantes recebem a tarefa que, neste ano, será voltada a buscar soluções digitais para o gado de leite, desde os insumos até o produto lácteo final.
Com o desafio, os grupos competidores vão passar noite e dia estudando o problema, elaborando o projeto e executando. No terceiro dia, no parque de exposição, os projetos serão apresentados e julgados.
Os três primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro e ainda ganharão um camarote individual.
Serviço
Evento: 4º Hackathon Inova Agro/Expoingá 2023
Local: Quarta e quinta-feira, 3 e 4, no Sebrae, sexta-feira, 5, na Expoingá
A cobertura do GMC Online na Expoingá 2023 é um oferecimento da Sanepar: “A vida é melhor com a Sanepar“.