Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de julho de 2024

Pitaya, tâmara e mangostin…. frutas exóticas despertam atenção na expoingá


Por Rafael Bereta Publicado 16/05/2024 às 20h17
Ouvir: 00:00
Design-sem-nome-84
Foto: Rafael Bereta/GMC Online

Uma das barracas que vêm chamando atenção de muitos que passam pela 50° edição da Expoingá são as frutas exóticas. Há frutas de diversos países que despertam curiosidade pela textura e sabor. Os valores variam a partir de R$49 até R$200 o quilo.

Expositores vieram de São Paulo com mais de 40 variedades de frutas de diversos países. Entre os destaques está a pitaya colombiana, o mangostin, conhecido como ‘Fruto da Rainha’, limão doce, toranja, kiwi gold (sem acidez) e o rambutã, uma variedade de lichia diferente da que é conhecida na região de Maringá, sendo ainda mais doce e com aspecto mais rústico.

Leandro César, é um dos expositores da barraca e trabalha no ramo há 25 anos, há oito se especializou no universo das frutas exóticas. Pela segunda vez expondo na feira, ele explica que é gratificante trabalhar no ramo. “Participar da feira é diferente, porque existe muita fruta exótica e o pessoal que compra vem, experimenta a gente explica um pouco de cada uma dessas frutas e elas vão se interessando mais. É um prazer trabalhar nessa área, porque mexe com o público, viaja para todos os cantos, conhecemos variedade de cultura, natureza e pessoas”, diz.

Foto: Rafael Bereta/GMC Online

Frutas exóticas

Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar essas frutas únicas, muitas das quais ainda são desconhecidas pelo público em geral. A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, atraiu olhares com sua aparência vibrante e sabor delicado. O rambutã, com sua casca espinhosa e polpa suculenta, intrigou aqueles que o experimentaram pela primeira vez. Já o mangostin, devido ao seu sabor doce e levemente cítrico, conquistou muitos paladares.

De acordo com Leandro, outra fruta que vem ganhando os corações da população na feira, é a tâmara. Essa fruta de sabor doce e textura macia é originária das regiões desérticas do Oriente Médio e do norte da África. Essas regiões utilizam amplamente a tâmara na culinária, consumindo-a tanto fresca quanto seca e incorporando-a frequentemente em pratos doces e salgados.

“A tâmara também é muito procurada devido ao seu sabor doce. Ela pode ser adicionada ao café, acompanhada de queijo, nozes ou figo, criando combinações deliciosas e nutritivas”, afirma o expositor.

Podcast GMC

Durante a semana, o expositor das frutas exóticas, Leandro César, conversou com a equipe do GMC Online no podcast, compartilhando suas experiências e conhecimentos dessas variedades únicas e a rotina de quem leva as frutas para as feiras do Brasil.

Confira a entrevista completa

A cobertura do GMC Online na Expoingá 2024 tem o patrocínio da Unimed Maringá.

Para quem deseja conhecer a barraca das frutas exóticas, a atração está na entrada do pavilhão branco.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação