Foram dois anos de espera, mas ela voltou. A 48ª Edição da Expoingá começou na quinta, 5, mas teve sua abertura oficial nessa sexta-feira, 6, em uma solenidade no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.
No evento, autoridades como o governador Ratinho Júnior (PSD), o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), a presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Maria Iraclézia de Araújo, além de deputados da região marcaram presença.
O discurso de todos era quase unânime: o da felicidade pelo retorno de uma das maiores feiras do agronegócio de todo o Paraná. O governador do estado, Ratinho Júnior, disse que o momento é de celebrar. “A Expoingá traz novas metodologias, novas tecnologias, novos maquinários para a nossa agricultura. Os agricultores têm a oportunidade de ver o que o mundo está fazendo e automaticamente trazer isso para cá. Então quero cumprimentar a Sociedade Rural de Maringá e também o prefeito Ulisses Maia, que tem colaborado para fazer essa grande feira e nós voltarmos à normalidade da agricultura paranaense”, disse.
A presidente da SRM, Maria Iraclezia de Araújo, foi uma das mais emocionadas. Ela chorou em seu discurso de abertura, lembrando de parceiros da Sociedade Rural que se foram durante a pandemia. Mas ela destaca a alegria em poder realizar a feira novamente após dois anos.
“É um momento muito especial. A gente tem aqui a oportunidade de reconectar todos os segmentos da feira e disponibilizar para o público visitante. A gente tem aqui os segmentos da indústria, comércio, agricultura, pecuária, a presença de animais, a parte técnica, muito entretenimento, gastronomia, cultura. Enfim, a oportunidade de uma retomada em alto estilo”, frisa.
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, fala da importância que a Expoingá tem para a cidade e para a economia local. “É uma expectativa muito positiva. A última Expoingá foi um sucesso absoluto, muitos negócios prospectados, gerados aqui, o que é importante demais para a nossa cidade. É uma exposição técnica também, do agronegócio, é uma vitrine de Maringá para o Brasil, para o mundo”, afirma Maia.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.