Exposição gratuita em Maringá permite viver a experiência de ser apresentador de TV
A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura e da Gerência de Patrimônio Histórico, em parceria com a RPC (Rede Paranaense de Comunicação), inaugurou nesta sexta-feira, 11, a exposição “Na TV: 50 anos do audiovisual em Maringá”, que resgata a história da televisão e da produção audiovisual local. A mostra é gratuita e está aberta ao público na Sala de Exposições Históricas do Museu Municipal Helenton Borba Côrtes, no Teatro Calil Haddad, até o fim de agosto.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Organizada com curadoria do Museu da Imagem e do Som de Maringá (MIS-Maringá), mantido pela Secretaria de Cultura, a exposição reúne materiais do acervo do MIS e também peças históricas cedidas pela RPC. Os visitantes poderão conhecer equipamentos analógicos, painéis, vídeos raros, além de interagir com espaços como um estúdio com chroma key, teleprompter e uma mesa de edição simulada.
LEIA TAMBÉM: Bazar com mercadorias apreendidas pela Receita Federal começa neste sábado, em Maringá; saiba os detalhes
“A primeira transmissão televisiva ocorreu em 1965 e, desde então, a TV registra as transformações culturais, urbanísticas e sociais da cidade. A proposta é convidar a população a conhecer esse legado com carinho, aproveitando o espaço público de forma acessível”, destacou o secretário de Cultura, Tiago Valenciano.

A exposição é mais do que um resgate histórico: é uma vivência. O gerente geral da RPC Maringá, Marcos Furlan, ressaltou o envolvimento da emissora com a história da cidade. “Estar presente há 50 anos em uma das melhores cidades para se viver é uma honra. Esta exposição é um gesto de carinho e reconhecimento à comunidade”, afirmou.
