Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de novembro de 2024

Vaquinha online: Família cria campanha para melhorar transporte de filho com AME em Maringá


Por Rafael Bereta Publicado 19/11/2024 às 16h49
Ouvir: 00:00
image
Foto: Reprodução/Arquivo

A família do pequeno Lucas Cargnin, pai do, de 12 anos, iniciou uma campanha online para arrecadar recursos com o objetivo de adaptar um carro e facilitar o transporte da criança, que é portadora de atrofia muscular espinhal tipo 1 (AME). A doença neurodegenerativa que afeta o menino o impede de realizar qualquer movimento corporal e exige o uso de aparelhos para respiração 24 horas por dia. A doença também não deixa que ele tenha controle sobre a locomoção, tornando o transporte uma tarefa extremamente difícil.

Lucas depende de uma cadeira de rodas adaptada para se locomover, mas devido ao tamanho e peso do equipamento, o transporte em carros comuns torna-se um desafio. Atualmente, o pai Alysson Paulo Cargnin, utiliza um veículo Doblò, adquirido com recursos das parcelas de sua aposentadoria, para transportar o filho. No entanto, mesmo com o carro maior, a situação ainda é difícil. A cadeira de rodas de Lucas muitas vezes bate em partes do carro, e Alysson é o único que consegue carregá-lo, o que exige grande esforço físico.

O objetivo com a vaquinha

A adaptação necessária para melhorar o transporte do garoto inclui a instalação de um sistema que permita a entrada da cadeira de rodas diretamente pela parte de trás do veículo, proporcionando mais conforto, segurança e facilidade para as viagens, especialmente quando Lucas precisa ir a consultas médicas. O custo dessa adaptação é elevado, estimado em cerca de R$ 50 mil, considerando a modificação do veículo e a compra de equipamentos adicionais, como um guincho para facilitar a transferência.

“Mesmo com a Doblò, está muito difícil carregar meu filho. Às vezes, o pezinho dele bate nos lugares, e eu preciso fazer muita força. Eu sou o único que consegue carregá-lo. Essa adaptação vai facilitar a nossa vida, principalmente nas viagens para médicos e consultas, e ajudar o Lucas a ter mais conforto e segurança”, explica o pai ao GMC Online.

Diante dessa realidade, a família iniciou uma campanha de arrecadação por meio da plataforma Vakinha, com o objetivo de reunir os fundos necessários para realizar a adaptação do carro. Além disso, também é possível contribuir via chave Pix (CPF: 113.944.599-55), em nome de Lucas Alves Cargnin.

Alysson, que trabalha com auditoria e viaja frequentemente, destaca que a adaptação facilitará não apenas os deslocamentos para consultas e tratamentos médicos, mas também proporcionará mais qualidade de vida para Lucas, que poderá se deslocar com mais conforto e segurança.

Por isso, para quem deseja ajudar, a campanha pode ser acessada clicando neste link.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação