Festival gastronômico e musical é aposta para aumentar faturamento


Por Brenda Caramaschi
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Festival Gastronômico Sabor e Música é opçao de lazer na Maringá Encantada e aposta de boas vendas para comerciantes. / Foto: Divulgação

Se para os visitantes, o Festival Gastronômico Sabor e Música, que faz parte da programação de fim de ano da Maringá Encantada, é sinônimo de entretenimento e uma boa pedida para comer fora de casa encontrando diversidade em um mesmo local enquanto aproveitam outra atrações, como a roda gigante, trenzinho ou a própria iluminação de natal, para os donos dos estabelecimentos participantes, a ideia é aumentar o faturamento frente ao mesmo período de anos anteriores. 

Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) do noroeste do Paraná, o festival reúne 26 estabelecimentos entre restaurantes e lanchonetes. Todos os participantes seguem funcionando também em seus pontos fixos espalhados pela cidade, mas nas mini-cozinhas montadas na Praça do Antigo Aeroporto, têm a chance de aumentar as vendas. Os pratos servidos são os mais diversos, indo de comida japonesa à italiana, passando pelas porções de boteco e lanches, além de opções sem glúten e lactose, e os valores variam de R$ 10 a R$ 49.

O Festival Sabor e Música começou na última sexta-feira, 15, no feriado da Proclamação da República e segue como opção para o feriado desta quarta, 20, dia da Consciência Negra, das 12 às 00. Esse mesmo horário vale de quinta a domingo. De segunda a quarta (exceto o feriado), o funcionamento é só no jantar. Com funcionamento diário, o evento se estende até o começo de janeiro de 2025, totalizando 52 dias de operação. “A Abrasel está fazendo toda a parte de organização. Entregamos os restaurantes prontos para os lojistas tocarem a operação. No primeiro final de semana tivemos um público bom e boas vendas, mas é o começo ainda”, diz a  diretora executiva da Abrasel, Natália Moura.

Cozinha montada no Festival superou as vendas da loja de Edinaldo Medeiros na Mandacaru. / Foto: Divulgação

Edinaldo Medeiros, proprietário do Aki Dog Lanches, que trabalha com o tradicional cachorro-quente prensado, símbolo de Maringá, viu o faturamento superar em 50% o da loja física, que fica na Avenida Mandacaru, no primeiro final de semana do festival. “Acredito que até o final desse evento vamos subir esse percentual ainda mais”, diz, otimista. 

Lohana Zerede, da hamburgueria Smash It, está acumulando o atendimento presencial na loja, o delivery e mais a operação no Festival. “Encaramos esse desafio e a nossa expectativa é altíssima. Esperamos dobrar o faturamento normal que temos no final do ano com essa operação e também apresentar nossa marca às pessoas e provar nossa gastronomia. Estamos bem animados esperando o público maringaense vir nos visitar”. 

Hamburgueria acumula funcionamento presencial na loja, delivery e a cozinha no festival. / Foto: Divulgação

José Valdevino Padre Junior, dono do Paraibar, que fica na Avenida Tuiuti, diz que, por estar afastado da área central, onde normalmente ficam concentradas as atividades natalinas, acaba vendo o movimento diminuir nessa época. Fazer parte do festival é uma aposta para aumentar o faturamento. O restaurante de comida nordestina levou para o festival pratos como baião de dois, escondidinho de carne de sol, acarajé e bobó de camarão. “As vendas até agora foram boas, mas a expectativa é que melhore porque o pessoal ainda está conhecendo o evento”.

Acarajé é uma das aposta de boas vendas para o restaurante nordestino que via o movimento diminuir no fim de ano. / Foto: Divulgação

A área do festival inclui espaço kids gratuito e atrações musicais todas as noites. “Tem samba e pagode, sertanejo raíz, o dia do rock… Temos a quarta-feira gospel, onde as igrejas vêm se apresentar aqui no palco com louvores e músicas de adoração, e no dia 23 (sábado) teremos um encontro de motociclistas do Brasil todo e três bandas de rock tocando o dia todo”, destaca a  diretora da Abrasel.

“Nossa expectativa é a mais alta possível. A gente espera que tenhamos um festival encantado, com prosperidade para todos os nossos associados e que ao final todo mundo envolvido no projeto possam ter uma grande satisfação. Serão 52 dias de muita música, gastronomia e entretenimento para o maringaense”, diz Rafael Cecato, presidente da Abrasel.

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