Festival Pé Vermelho de Poesia está com inscrições abertas em Maringá


Por Geovan Petry/CBN Maringá
Foto: Gabriel Brunini

A 1ª edição do Festival Pé Vermelho de Poesia, que ocorre em Maringá nos meses de abril e maio, está com as inscrições abertas até o fim do mês. Durante as atividades haverá formação para a escrita de poemas, laboratório de corpo e voz e elaboração de poesia visual.

Contemplado pelo prêmio Aniceto Matti, o projeto é dividido em quatro formações, como explica a coordenadora do festival, Érica Paiva Rosa.

“A primeira formação é uma oficina de curtinhas, ou seja, poemas curtos em que os poetas vão criar dez poemas curtos para a produção de pílulas poéticas. Então, no dia do festival os poetas vão ter essas pílulas poéticas para distribuir para as pessoas que estiverem no evento. A segunda formação é uma oficina de Pocket Zine, na qual os poetas vão montar um Pocket Zine e produzir dez cópias dele para distribuição durante o festival. Então na hora de elaborar esse Zine eles vão pensar em tema, formato, design, dobradulho, ilustração e manipulação. A terceira formação é um laboratório de corpo e voz dividido em duas etapas. A quarta formação é uma oficina de poesia visual que vai ser ministrada pelo poeta e cartazista Fábio Boca, que vem de SP. Nessa formação os poetas vão elaborar 3 poemas visuais com a criação de lambe-lambe e stencil pra montar um painel poético que vai ser inaugurado no dia do festival. Então, os 10 poetas vão realizar todas essas quatro atividades juntos, trocando ideias com os ministrantes, trocando ideias entre si, compartilhando suas criações, criando seus poemas e produtos poéticos”, explica.

Uma curadoria fará a seleção dos poetas através de critérios como criatividade, originalidade e histórico com a literatura que deverá ser enviada no momento da inscrição. Os escolhidos vão receber uma ajuda de custo de R$ 700.

“Quem não for selecionado para a ‘Residência Poética’ pode assistir as oficinas pelo canal do YouTube Slam Pé Vermelho. As oficinas serão transmitidas ao vivo e é só acompanhar pelo YouTube nas datas e horários de cada atividade, pois não vai ficar disponível depois”, diz.

Outras informações podem ser acessadas através do Instagram do Festival no @slampevermelho. As inscrições podem ser feitas clicando neste link

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Sair da versão mobile