Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de dezembro de 2025

Fiéis se unem em Maringá para transformar fé em arte na celebração de Corpus Christi


Por Eduardo Domingos Publicado 19/06/2025 às 11h33
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2025-06-19 at 10.17.47
Foto: Eduardo Domingos

Nesta quinta-feira, 19, fiéis de todas as idades se reuniram para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi no entorno da Catedral Nossa Senhora da Glória em Maringá. Neste ano, a montagem foi feita na Avenida Tiradentes, entre a Duque de Caxias e a Avenida Herval.

A celebração é considerada uma das mais importantes do calendário católico. É o único dia do ano em que, segundo a igreja, Jesus sacramentado, na forma do pão, sai em procissão pelas ruas da cidade.

O diácono Geandré Ramiro explica o significado dessa passagem do Santíssimo Sacramento pelas ruas.  “Nesse dia, para representar a missão que o cristão católico tem de evangelizar todos os povos, nós saímos com Jesus pelas ruas da cidade, abençoando as casas, as ruas por onde nós passamos manifestando justamente essa fé e essa adesão a esse projeto de Jesus para toda a humanidade”, diz. 

Segundo ele, é um trabalho que envolve toda a comunidade e as famílias. “Hoje de manhã, nos reunimos para a oração, mas, desde o fim da Páscoa, as pastorais e movimentos já começam a se organizar, planejando os tapetes. É um dia importante para a manifestação pública da fé da Igreja, mas também é uma festa da comunidade e da família. As famílias se envolvem, preparam os quadros, tingem os materiais como o pó de serra e o sal. É, acima de tudo, uma celebração de união e unidade para todos nós da Igreja”, afirma. 

A voluntária Santa Mortena chegou bem cedinho, às 7 horas, para ajudar na montagem. Para ela, o tapete é uma homenagem a Jesus. “Ele é o centro da nossa vida, é o que nos move, é por Ele que vivemos. Deu a vida por nós e, hoje, vamos homenageá-lo. Ele sai às ruas para encontrar o povo. Mesmo após dois mil e vinte e cinco anos, continua presente, nos impulsionando a viver bem, a fazer o bem e a seguir o evangelho, que foi para isso que Ele veio”, diz. 

corpus christ
Foto: Eduardo Domingos

Juliane Morigi participa da tradição há mais de 30 anos. Ela conta que ver tudo pronto é sempre emocionante. “Hoje celebramos o Corpo e Sangue de Jesus. Nós, como católicos, cremos que Ele está vivo na Eucaristia. Neste dia, em que Ele sai às ruas, seguimos em procissão, o acompanhando enquanto Ele percorre a cidade e os bairros, abençoando a todos”, diz. 

Essa tradição de fé e devoção também é vista em várias paróquias de Maringá e região. 

O tapete confeccionado este ano pelos fiéis da Catedral de Maringá tem aproximadamente 250 metros de extensão e é feito com sal colorido, cordas e outros materiais simples, mas que têm muito significado para os católicos.

A programação continua à tarde. A celebração da Santa Missa na Catedral será às 15h, e logo depois tem início a procissão, que deve percorrer todo o trajeto decorado.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação