Fila do SUS em Maringá cai de 132 mil para 72 mil, diz secretaria de Saúde

Em janeiro deste ano, a fila do SUS em Maringá contabilizava 132 mil procedimentos médicos represados na rede pública municipal de saúde. E está fechando 2025 com uma fila de aproximadamente 72 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias.
Neste ano, o último levantamento da secretaria de Saúde aponta que foram realizados mais de 280 mil procedimentos médicos durante o ano, entre consultas, exames e cirurgias, voltados a pacientes que aguardavam e aos demais atendidos no decorrer do ano e encaminhados na rede pública.
Redução da fila do SUS em Maringá
Para o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, a redução da fila do SUS em Maringá é fruto de estratégias para ampliar a oferta de serviços na área de assistência especializada, parcerias com o Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, além da reorganização dos fluxos de atendimento.
Disse que a Administração busca novas fontes de financiamento para garantir a continuidade e a ampliação dos serviços: “Entre as ações em andamento, está a solicitação de R$ 20,4 milhões junto ao Ministério da Saúde, para o incremento de custeio na prestação de serviços especializados em 2026”.
