15 de julho de 2025

Florada dos ipês-roxos transformam a paisagem de ruas e avenidas de Maringá


Por Monique Manganaro Publicado 27/06/2022 às 19h00 Atualizado 21/10/2022 às 01h59
Ouvir: 02:18
Foto: Suely Sanches/Maringá em Fotos

Chegou a época do ano em que diversas ruas e avenidas de Maringá ganham um colorido especial na paisagem: as belas nuances da florada de ipês-roxos. Há alguns dias, as árvores começaram a soltar as primeiras flores e, agora, moradores de várias regiões da cidade já podem contemplar o cenário florido. 

Os caminhos coloridos que os ipês-roxos criam em Maringá viram protagonistas nas imagens de vários fotógrafos maringaenses. Todos os anos, a fotógrafa Suely Sanches faz questão de registrar a florada no município. 

Na semana passada, Suely fez imagens de ipês-roxos que já estão floridos no entorno do Parque do Ingá e em alguns pontos da Avenida Colombo e da Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff.

Ipês-roxos no Parque do Ingá. Foto: Suely Sanches/Maringá em Fotos
Ipês-roxos na Avenida Colombo. Foto: Suely Sanches/Maringá em Fotos
Ipês-roxos na Avenida Dr. Alexandre Rasgulaeff. Foto: Suely Sanches/Maringá em Fotos

De acordo com o engenheiro florestal Maurício Sampaio, da Secretaria do Meio Ambiente de Maringá, a florada de ipês-roxos começa neste mês e segue até agosto. Segundo ele, uma mesma árvore pode manter as flores por até 10 dias, aproximadamente. “Pode acontecer de uma mesma árvore florescer mais de uma vez no mesmo ano, mas isso não é comum. Geralmente ocorre apena uma florada por ano. Algumas árvore não florescem todos os anos”, explica.

Em Maringá, a espécie, que se tornou símbolo do município, é a terceira variedade mais comum nas vias públicas, ficando atrás somente das Sibipirunas e Oitis. São aproximadamente 10 mil ipês-roxos espalhados pelas calçadas e canteiros centrais de ruas e avenidas maringaenses.

Após a florada de ipês-roxos, o próximo a florescer são os amarelos, entre agosto e setembro, e, por fim, os ipês-brancos, de setembro a outubro.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação