Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Formigas tanajuras vistas em Maringá são opção para culinária?


Por Monique Manganaro Publicado 06/10/2021 às 16h44 Atualizado 20/10/2022 às 19h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Reprodução/Redes sociais

Maringá foi “tomada” por formigas gigantes nesta terça-feira, 5, e a grande quantidade de insetos vista em vários pontos da cidade virou assunto das conversas. De acordo com Rogério Lima, biólogo da Prefeitura de Maringá, as formigas estão no período de acasalamento e, por isso, são vistas com tanta facilidade e em maior número. O que talvez poucos saibam é que estes insetos já foram muito consumidos e mesmo hoje, quando o consumo não é mais indicado, está presente em preparos culinários diversos. 

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo WhatsApp.

Segundo o chef de cozinha e professor de gastronomia da UniCesumar Fernando Serra de Oliveira, a formiga tanajura, ou içá, era geralmente consumida por povos mais antigos, principalmente dentro da cultura indígena. No entanto, atualmente, não há mais uma indicação de consumo deste tipo de inseto, principalmente os encontrados em áreas urbanas. 

“Existem outras formigas que são destinadas ao consumo, estas muito comuns no norte do Brasil. Esta que vimos ontem [em Maringá], algumas pessoas mais antigas relataram que eram consumidas como uma farofa, frita na manteiga, etc. Por ser uma cultura indígena, o consumo destes insetos ficou mais em farofas, refogados, fritura em óleo ou manteiga, em arroz”, explica o chef de cozinha. 

Oliveira ressalta que, apesar de menos comum, a tanajura ainda é ingrediente de vários pratos em restaurantes brasileiros. No entanto, além da falta de recomendação do uso, insetos que têm finalidade de consumo vêm de criadouros que têm controle de produção para não oferecer nenhum risco à saúde. 

“A saúva, comunidades indígenas do norte consomem ela inteira. A de ontem, tanajura, normalmente consomem apenas a ‘bundinha’ dela”, detalha. 

Apesar de causar estranhamento, muitos que experimentaram a formiga relataram o sabor único do inseto. O paladar, no entanto, não é o único beneficiado no consumo dessas iguarias. Segundo especialistas, estudos indicam que as formigas tanajuras têm um alto valor proteico, podendo superar a quantidade de proteínas encontrada em outros tipos de carne, por exemplo. 

“Já li alguns artigos, [vi] documentários, que apontam um alto valor nutritivo, principalmente como fonte alternativa de proteína. Existem projetos de startups que pesquisam sobre estas fontes alternativas de proteínas, com foco na criação e consumo de insetos. Seja com o preparo de uma mistura nutritiva, tipo uma farinha, ou até seu consumo desidratado”, pontua o professor de Gastronomia. 

‘Formigas gigantes’ chamam a atenção em Maringá

As formigas “gigantes” se tornaram atração nesta terça-feira, 5, em Maringá. Leitores do GMC Online entraram em contato para informar sobre a presença do inseto no centro e em vários bairros da cidade, como os jardins Itália, Dias, a Zona 5 e a Vila Santo Antônio.

O biólogo da Prefeitura de Maringá Rogério Lima explica que o aparecimento das formigas gigantes ocorre no período de acasalamento, geralmente depois de um período de chuva. “Elas adquirem asas no período de chuva e aproveitam o solo úmido para fazer um voo nupcial para acasalar. É algo muito comum em períodos pós-chuva e com sol. Muitas morrem, pois não conseguem acasalar. A situação não gera risco nenhum para a população”, destaca.

Além de muitos comentários, a presença das formigas gigantes também rendeu memes, é claro:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação