Fórmula 1: Designer produz réplicas idênticas de carros de corrida na região


Por Ivy Valsecchi
Foto: Arquivo pessoal

Pode ser o McLaren MP4/4 do primeiro título de Ayrton Senna na Fórmula 1, utilizado na temporada de 1988, ou o 98T, modelo da equipe Lotus da temporada de 1986, também conduzido por Ayrton Senna. O desejo de ter essas e outras máquinas se torna real na fábrica do designer Marinho Andrade, de 46 anos, de Marialva. Fã de carros e automobilismo, Marinho se especializou em fabricar réplicas de carros de Fórmula 1, superesportivos e outros veículos, trabalho que desenvolve há quatro anos. As produções do designer podem ser vistas em eventos e exposições.

O trabalho envolvendo as réplicas é feito por encomenda e o processo é totalmente artesanal. Os materiais utilizados, que são fibra e plástico, vêm da China e do Brasil. Marinho produz um ou dois modelos por vez e, para concluir uma réplica ele leva, em média, noventa dias. Para o trabalho, o designer conta com a ajuda de um funcionário, que participa de toda a montagem. “O trabalho é o mais idêntico possível, pois estudamos cada detalhe do projeto a ser executado”, diz Marinho.

Por ano, são vendidas cerca de cinco réplicas, cujo preço varia de acordo com o projeto. Os modelos mais caros, segundo Marinho, são os superesportivos, com valor que pode chegar a R$100 mil, dependendo do material e modelo.

E quem compra uma vez, repete, garante Marinho. É o que pretende o empresário Milton Seiiti Wataya, 36, morador de Maringá. Dono de uma réplica do modelo McLaren MP4/4 de Ayrton Senna, que adquiriu por R$23 mil, ele já pensa na próxima aquisição. “Sempre fui fã de carros. Minha réplica fica pendurada na minha oficina. É uma sensação muito boa de tê-la”, conta.

Veja abaixo fotos de réplicas do designer Marinho Andrade

Veja abaixo réplica do modelo McLaren MP4/4 de Milton Seiiti Wataya

Foto: Arquivo pessoal

Veja abaixo vídeo de uma McLaren MP4/4 com 2.50 metros, fabricada por Marinho 

Saiba mais sobre o trabalho de Marinho Andrade nas redes sociais dele.

Sair da versão mobile