Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Fotos: Moradores do distrito de Iguatemi, em Maringá, flagram filhote de jaguatirica no centro da cidade


Por Redação GMC Online Publicado 08/11/2023 às 11h41
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2023-11-08 at 11.28.28
Moradores do distrito de Iguatemi, em Maringá, flagram filhote de jaguatirica no centro da cidade | Foto: Colaboração

Moradores do distrito de Iguatemi, em Maringá, receberam uma visita inusitada na região central da cidade na noite desta terça-feira, 7, quando um filhote de jaguatirica foi avistado em cima de uma árvore na Avenida Antônio Bortolotto.

A Polícia Militar Ambiental chegou a ser acionada para fazer o resgate do animal, porém, quando os moradores de afastaram, o felino desceu da árvore e não foi mais avistado.

O QUE FAZER QUANDO ENCONTRAR UM ANIMAL SILVESTRE NA CIDADE?

Segundo o Instituto Butantã, dependendo da localidade de sua residência e das regiões onde você costuma transitar, encontrar um animal silvestre pode ser algo rotineiro ou inusitado. Mas se você já se deparou com um animal deste tipo, provavelmente se perguntou o que deveria fazer. O mais importante nesta situação é ter o mínimo de interação possível com o bicho.

Em primeiro lugar, ligue para a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses do seu município, o corpo de bombeiros ou a Secretaria Municipal de Saúde. Estes órgãos sabem como proceder garantindo a segurança de todos – tanto da pessoa que encontra quanto do animal em questão. Os órgãos responsáveis vão decidir se devem fazer a soltura em um local apropriado ou trazer ao Instituto Butantan. O instituto não retira os animais nos lugares onde foram encontrados.

Não é recomendável tentar capturar o bicho, já que isso pode provocar acidentes por envenenamento, por exemplo. Vale ressaltar que é obrigatório ter autorização para capturar e transportar animais silvestres. Por isso, a conduta adequada é sempre solicitar ajuda a um órgão público do município que trabalhe no controle de endemias.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação