Uma frente fria associada a um ciclone extratropical se formará sobre o mar, perto da costa do Uruguai e da província de Buenos Aires nesta sexta-feira, 18, e vai provocar mudanças no tempo no Brasil.
Segundo o Instituto Climatempo, o ciclone será forte e vai gerar grande agitação marítima na costa da Argentina, que vai espalhar grandes ondas pela costa do Sul e do Sudeste neste fim de semana.
Durante esta sexta-feira, são esperadas muitas nuvens cumulonimbus no Sul do Brasil, o que provocará fortes pancadas de chuva, raios, granizo e rajadas com até 80 km/h. Além disso, a proximidade com o ciclone extratropical na região de Buenos Aires vai aumentar o risco destas intensas rajadas de vento sobre o Rio Grande do Sul.
De acordo com o Climatempo, é provável que se formem linhas de instabilidade sobre o Sul do Brasil na sexta-feira, 18, e se desloquem em direção a São Paulo e ao Mato Grosso do Sul. Por isso, durante a tarde e à noite há risco de temporal no centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul e no oeste e sul de São Paulo.
Ainda de acordo com o Climatempo, a grande frente fria que se forma nesta sexta-feira, 18, junto com o ciclone extratropical, vai avançar sobre o Brasil no fim de semana e pode chover em áreas do país que estão muito secas desde o começo de maio.
Paraná
No Sul do Brasil, a chuva forte podeo correr nos três estados nesta sexta-feira. O fim de semana será frio no Sul do Brasil e tem previsão de chuva em todo o Paraná.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja para tempestade em todo o Paraná, que se iniciou nesta sexta-feira, 18, às 10h, com previsão de término às 10h deste sábado, 19. Há riscos de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo. Há ainda possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Como ficará o tempo em Maringá?
Em Maringá, conforme o Climatempo, haverá aumento de nuvens ao longo desta sexta-feira e há previsão de pancadas de chuva para o período da noite. A temperatura máxima prevista é de 30ºC. Já para o fim de semana a previsão é de um volume maior de chuva e queda brusca na temperatura.
De acordo com o Climatempo, neste sábado, 19, poderá chover a qualquer momento e a temperatura máxima não passará dos 22ºC. No domingo, dia 20, a temperatura máxima diminuirá um pouco mais e não deverá passar dos 21ºC. Além disso, deve chover um total de 20 milimétros.