14 de julho de 2025

Frio extremo afeta lavouras de milho e trigo na região de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 25/06/2025 às 10h07
Ouvir: 02:24
WhatsApp Image 2025-06-25 at 09.55.25
Foto: Divulgação

A ocorrência de temperaturas ainda mais baixas que as registradas na terça-feira, indicam que lavouras de milho e trigo podem ter sofrido danos pela intensidade do frio, no Paraná, segundo avalia a Cocamar Cooperativa Agroindustrial, que possui uma rede de estações meteorológicas instaladas em suas unidades de atendimento nas regiões noroeste e norte do estado. Em Maringá e vários municípios da região, os valores foram próximos de zero grau ou até mesmo negativos.

Nessa rede, os termômetros chegaram a zero grau em Sertanópolis, Tamarana, Doutor Camargo, Apucarana, Sabáudia, Iporã e Primeiro de Maio, no Paraná, e em Cruzália (SP). Abaixo de zero, nas propriedades localizadas próximas ao Alphaville em Maringá (-1,4), em Ivatuba (-1,9), na Unidade de Difusão de Tecnologias da Cocamar em Floresta (-1,0), em Cambé (-1,8), em Serrinha, distrito de Londrina (-1,0), e Nova Esperança (0,2).

WhatsApp Image 2025-06-25 at 09.55.24 (1)
Foto: Divulgação

Antes da chegada dessa nova onda de frio, a cooperativa estimava que pelo menos 30% das lavouras de milho cultivadas nas regiões sob sua atuação, encontravam-se em uma fase mais vulnerável. No entanto, não é possível ainda quantificar, de forma mais precisa, possíveis perdas, pois o levantamento vai demandar alguns dias. O mesmo acontece em relação ao trigo que, devido às regiões onde está cultivado, pode ter sofrido um impacto maior.

O frio forte é sinônimo de prejuízo também para pecuaristas, principalmente os mais tradicionais, que veem suas pastagens afetadas em praticamente todas as regiões do estado.

As perdas devem ser ainda mais sentidas entre os produtores de hortigranjeiros, sobretudo de folhosas, e diversas espécies de frutas.

WhatsApp Image 2025-06-25 at 09.55.22
Foto: Divulgação

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação