Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Greve: Portões da UEM serão fechados nesta quarta, diz sindicato


Por Nailena Faian e Luciana Penã/CBN Maringá Publicado 24/06/2019 às 18h42 Atualizado 23/02/2023 às 02h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os portões da Universidade Estadual de Maringá (UEM) estarão fechados a partir desta quarta-feira (26), segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores e Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar). Uma assembleia que vai reunir os servidores da instituição está marcada para às 8h, no Restaurante Universitário (RU), para deliberar as demais ações que serão tomadas.

Os portões da UEM devem ser fechados, segundo o sindicato, após o fim da assembleia, que deve se encerrar por volta das 11h.

O presidente do Sinteemar, José Maria Marques, afirma que a greve é por tempo indeterminado e que está conversando com os servidores do Hospital Universitário (HU) para ver se é possível que alguns também participem do movimento que pede a reposição da inflação dos últimos 12 meses, que é de 4,98%.

“Não queremos prejudicar a população na questão de saúde, mas tem coisas que é possível fechar. A greve só tem um objetivo, que é a reposição da inflação. Estamos há quatro anos sem essa reposição e já acumulamos mais de 17% de perda”, diz o presidente do Sinteemar, José Maria Marques.

Greve dos professores de escolas estaduais teve início nesta terça

Pouco mais de 1.800 alunos ficaram sem aulas durante a manhã desta terça-feira (25) com o início da greve dos professores da rede estadual de ensino. Este é o balanço parcial do Núcleo Regional de Educação sobre o impacto da paralisação em Maringá.

A cidade tem 16 escolas estaduais e 33 mil alunos. O chefe do Núcleo Regional, Luciano Pereira, diz que o governo é sensível à reivindicação da categoria e acredita que a paralisação se encerre em breve. Pereira afirma que o núcleo está monitorando a cada período do dia a situação das aulas.

Em pelo menos sete escolas da cidade, quase metade de todas as escolas estaduais, as aulas nesta terça-feira (25) ocorreram normalmente. Nestas escolas nenhum professor faltou.

Outro lado

Por meio de nota, o Governo do Estado afirmou que o ” diálogo é único caminho para o entendimento”. Confira a nota na íntegra:

“O Governo do Paraná reafirma a intenção de manter o debate pleno com os servidores estaduais para que sejam encontradas, de maneira conjunta, soluções para as questões que envolvem aumento da despesa com a folha de pagamento do funcionalismo. Na última sexta-feira (14), um grupo de dirigentes do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) foi recebido no Palácio Iguaçu e apresentou relatório da entidade a respeito das contas públicas. Ficou ajustado que os dados serão avaliados e as negociações permaneciam abertas, de forma que possam ser encontrados pontos de consenso e interesse comum. Isso está mantido. A equipe do governo está trabalhando com o objetivo de encontrar um caminho de equilíbrio, que não coloque em risco as contas públicas, e não acredita que qualquer medida extrema seja o caminho a ser seguido por parte das lideranças sindicais.”

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação